Um dos nomes mais importantes da literatura francesa da actualidade aborda os problemas da escola de uma forma inédita. Daniel Pennac foi um péssimo estudante. Hoje, é um dos nomes mais importantes – e populares – da literatura francesa. O que à partida poderia parecer incongruente, torna-se compreensível através da leitura de Mágoas da Escola, que a Porto Editora se orgulha em publicar. Neste livro, Pennac apresenta-nos a escola sob uma perspectiva surpreendente: a de um mau aluno. É sob esse ponto de vista que o autor analisa os problemas que se vivem nas escolas e na educação, dando à figura do cábula a dignidade e a atenção que merece e, não menos importante, sublinhando a angústia e a dor que inevitavelmente o acompanha – “a dor de não compreender...”. Para além do registo autobiográfico, o que torna este Mágoas da Escola um livro especial é a forma sedutora com que Pennac envolve o leitor, quase como se estivesse a ler um (excelente) romance. Por isso, mas sobretudo pela reflexão que inevitavelmente proporciona, Mágoas da Escola é um livro que todos os pais, educadores, professores, pedagogos, jornalistas, líderes de opinião e responsáveis políticos não podem deixar de ler – e dar a ler.
Sobre o autor: DANIEL PENNAC nasceu em Casablanca, em 1944, e é hoje considerado um dos mais importantes nomes da Literatura francesa, estando a sua obra traduzida em praticamente todo o mundo − nomeadamente em Portugal, onde o seu livro Como Um Romance obteve um grande sucesso de vendas (mais de 100.000 exemplares). Mágoas da Escola obteve o prestigiado Prémio Renaudot em 2007, depois de ter estado mais de 50 semanas nos tops de vendas franceses. Traduzido em 24 países, vendeu, só em França, mais de 800.000 exemplares. Em 2008, Daniel Pennac obteve, pelo conjunto da sua obra, o Prémio “Metropolis Bleu”, anteriormente atribuído a escritores como Margaret Atwood, Carlos Fuentes, Paul Auster ou Norman Mailer.
(Fonte: Nota de Imprensa)
Podem ler um excerto deste livro aqui. Relembro que Daniel Pennac é o autor dos famosos Direitos Inalienáveis do Leitor, de que tanto gosto :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário