quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O Sangue da Terra

Autor: Sofia Marrecas Ferreira
Editora: Porto Editora
Páginas: 224
ISBN: 9789720040695

Sinopse
Tomasa, a mãe, e Catarina, a filha: entre Lisboa, o Alentejo e Paris, duas gerações de mulheres em busca da felicidade e de sentido para as suas vidas; duas mulheres que, através do trabalho, das suas opções e do seu talento, tentam ultrapassar a solidão, a loucura e a morte.

Um hino às mulheres, à força com que se entregam ao amor e às suas paixões, à coragem com que assumem as suas escolhas e a sua liberdade.

Opinião
Está a partir de hoje disponível nas livrarias o novo livro da escritora portuguesa Sofia Marrecas Ferreira, "O Sangue da Terra". Este livro conta a história de Tomasa e da sua filha Catarina, fruto de uma relação proibida com um homem casado. Ambas as mulheres se destacam pela sua singularidade, que será determinante para enfrentarem os desafios que se lhes irão deparar. Para além das duas personagens principais, o livro é rico em pessoas únicas, possuindo cada uma delas a sua própria força e essência especial.

Apesar de ser o primeiro livro que leio desta autora, as pesquisas que fiz permitiram-me perceber que Lisboa e o Alentejo são lugares recorrentes na sua obra, tal como personagens femininas fortes. Do que realmente gostei neste livro foi precisamente desse retrato rural, que por ser no Alentejo, região que conheço bem, me tocou mais no coração. Também gostei da escrita da autora, frequentemente pontuada por expressões poéticas e metáforas que conferem à obra aquele toque de sonho. Por outro lado, tive um pouco de dificuldade em me rever na ligeireza com que o tema do adultério é tratado. É dado ênfase à importância de seguirmos a verdade no nosso coração, mas a verdade é que a vida nem sempre é assim tão simples. Claro que esta não deixa de ser uma opinião muito pessoal. Para concluir, não sendo propriamente uma obra-prima, é um livro que proporciona uma leitura muito agradável, com um retrato muito interessante de locais e personagens e com uma escrita que foi um prazer descobrir.

Como nota final, deixem-me referir que este livro será lançado no próximo dia 15 de Setembro, na Casa do Alentejo (Lisboa), a partir das 19h00.

7/10 - Bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário