quinta-feira, 10 de julho de 2008

Tenho 13 anos, fui vendida - Patrícia McCormick

Título: Tenho 13 Anos - Fui Vendida
Autor: Patricia McCormick
Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 268
Editor: Editorial Presença
Colecção: Grandes Narrativas

P.V.P.: 15€

Sinopse:
Lakshmi vive numa aldeia do Nepal, perdida nos Himalaias. Apesar da extrema pobreza em que vive, é feliz cultivando a sua pequena horta, brincando com a irmã bebé e a sua cabra que a segue por todo o lado. Acima de tudo deseja um dia poder ajudar a sua mãe doente e oferecer-lhe um telhado de zinco, como têm todas as outras casas da aldeia. Depois de uma monção particularmente desastrosa, o padrasto vende-a a uma traficante, convencendo-a de que vai poder trabalhar como criada numa casa rica. Apesar de tudo aquilo por que passa num mundo atrozmente violento, Lakshmi consegue manter a sua integridade e compartilhar compassivamente a agonia das companheiras como as suas pequenas alegrias. No final a sua coragem acabará por determinar a sua sorte.

A minha opinião:
Um livro que se lê ‘como o diabo esfrega um olho’: entusiasmante desde a primeira página. E fez-me olhar de uma outra maneira para as futilidades da minha vida. Uma criança cujo sonho principal é ter um telhado de zinco, e que pouco conhece do mundo actual. Nunca tinha bebido uma coca-cola, não sabe o que é futebol… um livro para ler e pensar bem depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário