quinta-feira, 10 de julho de 2008

A Tormenta de Espadas

A Tormenta de Espadas é a primeira parte do original "A Storm of Swords", geralmente considerado o melhor volume publicado até agora das Crónicas de Gelo e Fogo, da autoria de George R.R. Martin. Apesar de ainda só ter lido metade (do livro original), posso dizer que de todos os volumes lidos até agora este foi o meu preferido. O motivo para isto é que, para além de todos os aspectos positivos presentes nos volumes anteriores, este livro é consistente no que diz respeito ao interesse gerado pelos capítulos das várias personagens.

George R.R. Martin consegue novamente contar a história numa escrita fluida, mas desta vez praticamente não há momentos mortos e as surpresas são mais que muitas. Mas o seu maior trunfo, como o próprio admite, é a força das suas personagens: é praticamente impossível não gostarmos delas, independentemente do lado em que se encontram. Esta abordagem multi-perspectiva permite que o limite entre o bem e o mal seja extremamente ténue e poder observar todos os lados da barricada é extremamente gratificante para o leitor.

Mais uma vez vos aconselho: se ainda não começaram a ler a saga, façam-no o quanto antes, mesmo que à partida não seja um tipo de livro que escolheriam. Garanto-vos que vale a pena!

9/10

Um comentário: