terça-feira, 9 de setembro de 2008

A Vida Secreta das Abelhas

Sinopse: Lily cresceu na convicção de que, acidentalmente, matou a mãe quando tinha apenas quatro anos. Do que então aconteceu, ela tem não só as suas próprias recordações mas também o relato do pai. Agora, aos catorze anos, tem saudades da mãe, a quem mal conheceu mas de quem recorda a ternura, e sente uma desesperada necessidade de perdão. Vive com o pai, violento e autoritário, numa quinta da Carolina do Sul, e tem apenas uma amiga, Rosaleen, uma criada negra cujo semblante severo esconde um coração doce. Na década de 60, a Carolina do Sul é um sítio onde a segregação é ainda realidade. Quando, ao tentar fazer valer o seu recém-conquistado direito de voto, Rosaleen é presa e espancada, Lily decide agir. Fugidas à justiça e ao pai de Lily, elas seguem o rasto deixado por uma mulher que morreu dez anos antes e encontram refúgio na casa de três excêntricas irmãs apicultoras. Para Lily esta vai ser uma viagem de descoberta, não só do mundo, mas também do mistério que envolve o passado de sua mãe.

Por vezes, chegamos ao fim de um livro com um sentimento dúbio, sem certezas quanto ao facto de termos ou não gostado. Com este livro, foi precisamente o que me aconteceu.
Houve várias coisas que apreciei: o tom da escrita, calmo e realista, a caracterização das personagens e os elementos relacionados com a apicultura (ou não fosse uma actividade com tradições na minha família).

Apesar disso, senti falta de qualquer coisa e acho que se prendeu essencialmente com o enredo... Nunca se tornou desinteressante ao ponto de me apetecer largar o livro, mas também nunca me prendeu de tal forma que me fosse difícil fazê-lo. Considerei este livro uma leitura agradável, mas não necessariamente essencial.

6/10

Nota: A estreia em Portugal da adaptação cinematográfica deste livro está prevista para 27 de Novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário