segunda-feira, 17 de agosto de 2009

The Thief

Autor: Megan Whalen Turner
Editor: Eos
Páginas: 280
ISBN: 9780060824976

Sinopse
"I can steal anything."
After Gen's bragging lands him in the king's prison, the chances of escape look slim. Then the king's scholar, the magus, needs the thief's skill for a seemingly impossible task -- to steal a hidden treasure from another land.
To the magus, Gen is just a tool. But Gen is a trickster and a survivor with a plan of his own.

Opinião
Após ter lido opiniões muito positivas sobre este livro, que é o primeiro da trilogia The Queen's Thief, decidi lê-lo. Basicamente, a história decorre num mundo muito semelhante à antiga Grécia e leva-nos a percorrer 3 reinos vizinhos, Sounis, Eddis e Attolia, separados por várias crenças mas obrigados a relacionarem-se de modo a sobreviverem. A personagem principal deste livro, e a que o narra na primeira pessoa, é Gen, que se encontra na prisão do rei de Sounis após ter roubado o selo do Rei e se ter gabado do feito descuidadamente. Já farto de estar na prisão e a pensar que lá ficaria indefinidamente, Gen é subitamente chamado à presença do mago do Rei, que lhe propõe roubar um artefacto mítico muito poderoso, sendo o castigo a pena de morte para o caso de Gen declinar a "proposta". Gen alinha na missão, e parte com o mago e 3 companheiros nesta jornada que o levará a percorrer os 3 reinos que referi. Ao longo da viagem, ficamos a conhecer mais detalhes destes reinos, as relações entre eles e toda a sua mitologia, que dá especial ênfase aos deuses e às histórias da criação da Terra (muito interessantes as histórias que vão pontuando a narrativa).

O livro é muito fácil de ler e nota-se claramente que é dirigido a um público young adult. Ao ler o livro, e sendo contado na primeira pessoa por Gen, estava constantemente com a sensação que a personagem estava a ser pouco desenvolvida e achava isso ainda pior porque estamos a falar do narrador, a cujos pensamentos supostamente tínhamos acesso. E comecei a relacionar esta "falha" ao público-alvo a que se dirige o livro, mas estava errada. Esta aura de mistério em redor da personagem, apesar de a história ser contada por ele, é necessária para o twist final, que me surpreendeu bastante. Ainda assim, não nego que ainda assim gostaria de ter "entrado" mas na cabeça de Gen, sem comprometer o desenlace que a autora guardava para o final. E, apesar de algum nível de detalhe, também teria gostado de saber mais sobre a história e costume dos 3 reinos.

Resumindo, foi uma leitura agradável, que acabou por me surpreender mais do que o desenrolar da história deixava antever. Apesar de não ter sido daqueles livros que marcaram profundamente, fiquei com vontade de ler os dois livros seguintes, The Queen of Attolia e The King of Attolia.

7/10 - Bom

[Livro n.º 73 do meu Desafio de Leitura]

Nenhum comentário:

Postar um comentário