domingo, 16 de agosto de 2009

Questionário (XXV)


O questionário que vamos publicar hoje foi respondido pela bauny do blog Leituras da Bauny. Fica desde já o agradecimento pelo tempo dispensado!

1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
O meu blog começou por ser generalista, era um sitio onde eu colocava alguns comentários e até alguns desabafos a nível pessoal/profissional mas, para ser honesta, a coisa começou a ultrapassar-me... achei que no trabalho tinham acesso ao blog e tal e a coisa começou a desagradar-me... O tema livros sempre foi um desejo... e naturalmente foi para este lado que virou o blog!

2 - És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Não me considero uma leitora rápida. Conforme o tempo que tenho... leio em média 2 livros por mês... se o ambiente familiar assim se proporcionar, ok!! Se o puto deixar e não me absorver muito e se os livros forem 'daqueles-que-se-colam-às-mãos'... 3! Dou por mim ás vezes a poupar os livros... sabem como é?

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Esta é obviamente das perguntas mais difíceis de responder!!! Aproveito para dizer que tudo depende muito do estado de espírito... da forma como me corre a vida em geral. Sério!!
É claro que 'Os Maias' está cá no fundo!! Só pegar naquele 'calhamaço' e sentir aquelas folhas, abrir ao acaso, ler umas frases ao acaso e reviver a história, hummm... mas existem outros... 'A história Interminável', 'Pássaros Feridos', 'Toque de Midas', 'Tragédia da Rua das Flores' e poderia continuar...

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Eu facilmente crio empatia com os personagens... simplesmente 'entro' na pele deles e vivo a vida deles... sofro com eles e alegro-me com eles!!

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Romance. Sem dúvida romance... 'Romance Actual', 'Romance Histórico', 'Romance Policial'... o que interessa é ter sentimento!!! Recomendações......... Eça de Queirós, mais actuais... talvez Sveva Casati Mondignani, Victoria Hislop e agora Jodi Picoult... e Nora Roberts/ J.D. Robb... AH!! Colleen McCullough, claro!!

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Geralmente desiludem-me... acho que a nossa imaginação nos leva para mundos tão distantes que quando somos confrontados com as personagens cinematográficas... humm! É difícil captar toda a essência e transportá-la para o ecrã.

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Talvez sejam úteis em determinadas situações... mas não estou a ver quais!! Nem quero pensar nisso!! Adoro os meus livros, alinhá-los na estante, tocar-lhes, mudá-los de posição... folhear, mudar de página... o papel... é um caso amoroso!!

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Oh!! Preços mais baixos!! ...logo, mais livros em casa... logo, mais variedade de temas... logo, mais interesse!!
Sei que não é tão fácil assim... mas, também se não houvesse tanta rotulagem talvez fosse mais fácil, quero dizer, que mal tem ler livros de quadradinhos se são esses que nos fazem felizes naquele momento... daí se evolui para Enid Blyton, acho eu!! Nem me lembro como é que começei a ler... nem de onde vem este gosto!!?! Tenho que pensar melhor nisto!!

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
É claro que numa casa cheia de livros a curiosidade é maior... o ver os pais a ler, alguém que nos ofereça 'aquele livro'... acho que não nasce connosco, cria-se, alimenta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário