terça-feira, 6 de outubro de 2009

Livros infantis e juvenis de 2007-2008, pela Fundación Germán Sánchez Ruipérez

A Fundação Sánchez Ruipérez disponibiliza em pdf a publicação que resulta da escolha, pela Red de Selección de Libros Infantiles e Juveniles, dos melhores livros infantis e juvenis editados em Espanha entre Setembro de 2007 e Agosto de 2008. Nascida pela mão da própria Fundação, em 2004, a rede conta com representantes de associações, revistas e seminários sobre literatura infantil e juvenil (na lista encontram-se, entre outras, a revista Peonza e a Clij). Todas as regiões estão representadas, tanto na rede, como nos próprios livros apresentados, cujas resenhas se encontram escritas em castelhano, galego, catalão e basco, em função das edições existentes no mercado.
A lista tem como principal objectivo facilitar a escolha de qualidade ao mediador não especializado, tendo em conta critérios estéticos, gráficos, temáticos e de recepção por parte do público alvo (crianças entre os 3 e os 15 anos). A apresentação está dividida por faixas etárias e abarca vários géneros literários.
Alguns dos álbuns apresentados não são novidades para o público português, graças à Kalandraka, mas não só. A porquinha Olívia, O Ganso Gastão (que sairá em Portugal pela mão da Caminho, na colecção Borboletras) ou Adivinha quanto eu gosto de ti!, também da Caminho, são apenas alguns dos álbuns eleitos para crianças entre os 3 e os 5 anos. Mas há muito mais, não só traduzido para português como outros álbuns e livros de autores e/ou ilustradores de referência, que podem servir de apoio aos nossos mediadores e até aos editores mais atentos. Também não seria de desprezar, neste contexto, a apresentação à Fundação Sánchez Ruipérez o trabalho de autores e ilustradores portugueses, já editados por cá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário