quinta-feira, 21 de maio de 2009

O evangelho segundo Jesus Cristo

O evangelho segundo Jesus Cristo é uma brilhante obra de José Saramago na qual este autor ficciona sobre a vida de Jesus Cristo desde o momento da sua concepção até ao da sua morte.
Como nota prévia devemos informar os nossos leitores que não somos conhecedores dos evangelhos do novo testamento com profundidade suficiente que nos permita fazer uma análise muito profunda deste livro de Saramago.
Efectivamente, e apesar de tudo, estamos em crer que nesta obra, Saramago faz um relato apócrifo da vida de Cristo, pelo menos de acordo com o Novo Testamento.
No entanto, é esta adulteração da realidade contada pelos apóstolos bem como das críticas explicita que faz à Igreja, fazem de O evangelho segundo Jesus Cristo um grande livro.
O estilo de Saramago é conhecido da generalidade dos leitores. O seu ritmo rápido e livre – consubstanciado na forma como apresenta os diálogos e a narrativa – impulsiona-nos para uma leitura desconcertante e difícil. Apesar de tudo o génio do autor sobressai no brilhantismo da exposição dos factos e na caracterização profunda das personagens.
O tema de análise é fenomenal. Muitos autores têm tentado questionar os dogmas religiosos mas poucos atingiram ou poderão vir a atingir a dimensão do escritor português. É precisamente esta vertente da obra que faz deste um livro polémico e susceptível de vários e dúbias interpretações.
Apesar de tudo, não podemos naturalmente deixar de aconselhar esta obra. Saramago faz parte da cultura literária portuguesa e lê-lo é hoje, mais do que nunca, imprescindível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário