quarta-feira, 11 de junho de 2008

Arte da Leitura na Baixa da Banheira

Não há nada melhor do que um grupo verdadeiramente normal! Por vezes, deparamo-nos com pais que rompem com as nossas indicações, que têm os filhos numa conta de superioridade... O grupo de pais que participou na acção na Baixa da Banheira era perfeito. Interessados, participativos, atentos. Por isso os filhos portaram-se muito bem, apesar da vergonha inicial. As escolhas dos livros variaram de acordo com a idade dos mais novos, que oscilava entre os 5 e os 12.
Os livros que já foram adaptados a cinema continuam a ser atractivos, como aconteceu com Artur e os Minimeus. O Capitão Cuecas encanta a partir da capa e do título. O Bebedor de Tinta marca presença entre crianças com sete, oito anos. Estão também presentes as narrativas de autor, como é o caso de Ynari, a menina das cinco tranças ou A Girafa que comia estrelas.
As mães do grupo acertaram praticamente à primeira nos livros preferidos dos seus filhotes e filhotas, o que tornou o papel dos mais pequenos mais difícil. Creio que o sucesso desta acção residiu mais nas descobertas que as crianças puderam fazer, acerca dos gostos das mães ou da diversidade de livros, e do reforço afectivo que uma experiência de partilha sempre traz. Não foi uma iniciação, foi uma actividade de continuidade. E por isso, parabéns às mães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário