sábado, 21 de junho de 2008

Luís Ferreira | A Vida e os Horizontes da Mudança

1- O que representa, no contexto da sua obra, o livro «A Vida e os Horizontes da Mudança»?
R- Além de ser o meu primeiro livro, representa o mudar sempre que a vida o exige. No contexto da minha obra, este livro significa o início de uma nova fase. Por isso este livro será sempre recordado como a minha porta de entrada na escrita, aliás o próprio título sugere isso mesmo: a vida como algo que está a decorrer, mas muda e os horizontes da mudança, ou seja o que está para além da mudança do modo como encaramos a vida ou que surge em consequência de algum projecto novo que acabámos de concretizar.

2 - Qual a ideia que esteve na origem do livro?
R- Já há alguns anos que eu queria escrever um conto sobre a linha Oeste que tem estado a ser desvalorizada e onde eu pude viajar imensas vezes. Entretanto em finais de 2006 fui prejudicado no posto de trabalho, tendo mesmo sido alvo de preconceitos. Fiquei revoltado porque julgo que fui injustiçado e incompreendido pois não fui avaliado, porém algumas pessoas criaram uma imagem destorcida acerca de mim enquanto profissional e mesmo enquanto pessoa. A minha reacção foi concretizar um sonho antigo, surgiram-me imensas ideias para contos, entre as quais a do conto: no dia em que desapareceu o ministro das Finanças que escrevi quando estava indignado com o que se estava a passar comigo e não só, mas que me ajudou a acalmar.Escrevi sobre mudanças de vida, muitas delas forçadas, pelas circunstâncias, contudo não esqueci as viagens, uma vez que gosto de viajar, nem as bonitas paisagens de Portugal, por isso, as minhas referências ao mundo rural e à floresta Laurissilva.

3 - Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R- Neste momento, estou a concluir um livro com sete contos (de pequena e média dimensão), os quais focam temáticas tão actuais como a violência, a separação, o endividamento, o desemprego.Segue-se um romance que iniciei em 1999, mas que parei, retomei em 2004, mas parei. Agora até ao fim do ano deverei concluí-lo para depois o puder enviar para editar. É um romance que se passa na região Centro litoral (tal como alguns dos meus contos), fala da história de uma família, da vida dura que viveram desde meados do século XX até aos nossos dias. Pode mostrar à juventude as dificuldades e a luta diária da maioria dos habitantes das zonas rurais.
__________
Luís Ferreira
A Vida e os Horizontes da Mudança
Edições E-Copy

Nenhum comentário:

Postar um comentário