segunda-feira, 23 de junho de 2008

BookMooch


A principal ideia do BookMooch é a troca de livros. Tudo o que têm a fazer é registarem-se no site (que é gratuito) e adicionarem ao vosso inventário os livros que estão dispostos a trocar (não se trata de um empréstimo, é mesmo para dar). Os únicos custos associados ao sistema são os portes de envio quando algum membro deseja um livro que tenhamos para troca: cada membro suporta os custos de envio dos livros que envia. Eis alguns dos aspectos essenciais a reter acerca do funcionamento deste sistema:
- Por cada 10 livros adicionados ao inventário, ganhamos 1 ponto;
- Para requisitar um livro que outra pessoa tenha disponível, precisamos de 1 ponto se essa pessoa estiver no mesmo país e de 2 pontos se estiver no estrangeiro;
- Por cada livro nosso enviado a alguém que o requisite, ganhamos 1 ponto se essa pessoa estiver no mesmo país e 3 pontos de estiver no estrangeiro;
- Por cada livro que requisitemos perdemos 1 ponto (se vier de fora, perdemos 2);
- O feedback positivo em relação aos livros que enviámos também nos fazem ganhar pontos. Mas podem ver mais detalhes no próprio site.

Já estou inscrita neste site desde o início do ano, mas como sofro um pouco de "apegamento agudo" aos meus livros, demorei um bocado a perceber a utilidade da ideia. De facto, o espaço para guardar livros é cada vez menor e tenho vários que tenho a certeza que nunca mais vou abrir. Depois, a perspectiva de poder obter outros que me interessem é bastante boa. De momento, ainda só enviei um livro para os Estados Unidos e o custo rondou os 3 euros (utilizando a taxa do livro). Entretanto, ganhei 3 pontos para gastar a meu bel-prazer.

Podem ver neste link os livros que tenho adicionados para troca (na secção "Inventário"): http://www.bookmooch.com/bio/canochinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário