segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O diário de Adão e Eva

Adão

"Segunda-feira. Esta nova criatura de cabelo longo é um valente empecilho. Anda sempre à minha volta e segue-me para todo o lado. Não gosto disto; não estou habituado a ter companhia."

"Terça-feira. Não posso nunca dar nome a nada. O novo ser dá nome a tudo o que aparece antes de eu poder esboçar um protesto. E o pretexto é sempre o mesmo: parece ser aquilo."

"Segunda-feira. O novo ser diz que se chama Eva. Tudo bem.(...)diz que não é um ser, mas uma Ela. Duvido, mas tanto me faz. O que Ela seja não me faria diferença se Ela se metesse na sua vida e não falasse."

Eva

"Domingo. Durante toda a semana segui-o e tentei travar conhecimento. Tive de ser eu a falar porque ele é tímido, mas isso não me chateia. Ele parecia contente por me ter por ali e eu fartei-me de usar o socializante "nós" porque isso parecia deixá-lo orgulhoso por estar incluído em alguma coisa."


de Mark Twain, "Excertos dos diários de Adão e Eva"


Na história da literatura norte-americana, existe um nome onde a sua importância é enorme: Mark Twain.
Ele não foi só o criador de Tom Sawyer e de Huckleberry Finn, foi também um dos primeiros escritores humorísticos, sendo até um dos primeiros escritores a usar o humor nos seus romances e contos. Um dos mais famosos contos, que mais vale a pena ler, saídos da pena de Mark Twain foi "Excertos dos diários de Adão e Eva" que fala sobre o primeiro round da guerra mais longa de todos os tempos, que dura até os nossos dias, a famosa " guerra dos sexos" , neste caso, Adão contra Eva.

É um livro curto, que se lê de uma penada, sempre de sorriso aberto, e por vezes até deixámos soltar uma gargalhada forte, quando nos revemos nalgumas atitudes de Adão, no caso dos homens, ou de Eva, no caso das mulheres, o que só demonstra a genialidade deste grande escritor que apenas queria ser piloto de barcos a vapor.

Existem várias edições deste conto, seja em edição própria, a mais conhecida é da Cavalo de Ferro, assim como inserida em colecções de vários contos do autor. Quer num caso, quer noutro, acho que passa por ser indispensável a sua leitura.

É de relações humanas, tal como as conhecemos, que se fala neste livro, que foi muito polémico na altura em que foi publicado, assistimos às reacções de Adão, sempre despreocupado com a vida, e da Eva, mais poética e filosófica mas sempre ingénua como, por exemplo, ter pena de ver a lua cair.
Desde ver o Adão a estudar Caim, seu filho, e pensar que ele era um peixe, ou um animal esquisito," talvez um peixe ou um urso que faz sons esquisitos ", mas que até era parecido com eles, até à mania de Eva pôr nomes em tudo o que era objecto, o conto, é fabuloso e muito hilariante.

E depois termina desta maneira tão simples, mas tão apaixonadamente bonito.

"... Depois de tantos anos, vejo que me enganei a respeito de Eva. Reconheço hoje que é melhor viver fora do Parque com ela do que no Parque sem a sua companhia. No começo achava que ela falava muito, mas agora ficaria triste se essa voz não soasse perto de mim, pois sem ela não haveria aprendido o sentido da vida."

Ou seja, onde Eva estava, era o Éden.

9/10 pelos momentos divertidos que cria quando o lemos. E ler deverá ser sempre um prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário