domingo, 30 de novembro de 2008

Racionalismo Cristão e Ciência Experimental, de Glaci Ribeiro da Silva

TRECHO:
Prefácio
Este livro contém uma coletânea dos artigos que publiquei na Gazeta do
Racionalismo Cristão durante o período de setembro de 2003 a maio de 2004. Embora
eles abordem temas individualizados procurei dar a todos a mesma diretriz, ou seja,
mostrar a ligação existente entre o Racionalismo Cristão e a Ciência Experimental.
Inicialmente, o Racionalismo Cristão era denominado Espiritismo Racional e
Científico Cristão. Por definir melhor a Doutrina, esse antigo nome sempre me pareceu
mais adequado, pois ele deixava explícito que o Racionalismo Cristão é uma filosofia
espírita que é racional e científica. É também uma filosofia cristã, pois foi essa a
Doutrina que Jesus, o Cristo, tentou implantar no mundo Terra. O termo “racional” é
usado aqui como um adjetivo e significa “que usa a razão, que raciocina, que se deduz
pela razão”. Usar o raciocínio e fazer deduções pela razão é o princípio fundamental da
ciência. Portanto, a filosofia espírita do Racionalismo Cristão tem estreitas ligações com
a ciência.
Mas o Racionalismo Cristão sendo uma filosofia possui uma base essencialmente
teórica. Já a ciência, é experimental, pois é baseada na demonstração prática, nos
resultados obtidos em laboratório. Fazendo ciência experimental o cientista deve ser
como São Tomé: ver para crer.
Para mostrar a ligação existente entre a filosofia racionalista e a ciência
experimental, procurei ultrapassar essa dificuldade fazendo um paralelismo entre
ensinamentos e princípios racionalistas e fatos já descritos na ciência convencional.
Na maioria dos artigos publicados neste livro procurei desdobrar alguns
ensinamentos e princípios do Racionalismo Cristão levantando hipóteses apoiadas em
fatos já descritos pela ciência convencional que pudessem explicá-los de um modo
racional. No entanto, em alguns artigos, usei a via inversa, ou seja, procurei explicar
através da filosofia racionalista cristã, certos temas para os quais a ciência convencional
não havia encontrado ainda uma explicação plausível.
Para que os artigos desse livro tivessem a necessária credibilidade era obrigatório
que eu tivesse um conhecimento amplo tanto da Doutrina Racionalista Cristã como, da
Ciência Experimental. Ou, como diz a filósofa e ensaísta Marilena Chauí, eu deveria
demonstrar a competência do saber.
Esse é o motivo da descrição sucinta que faço a seguir sobre os conhecimentos
que possuo nesses dois campos do saber.
Nasci em 1931, na capital do Estado de São Paulo, em berço racionalista cristão e
fui também criada dentro dos ensinamentos dessa Doutrina. Na minha família, o
embrião racionalista cristão foi constituído por meus pais, meus avós maternos, um
irmão de minha mãe e sua esposa. Conforme consta na página 42 do livro O
Racionalismo Cristão em marcha em São Paulo, esse embrião se formou na cidade
paulista de Santos e seus membros conheceram pessoalmente Luiz de Mattos e Luiz
Alves Thomaz - os fundadores da doutrina. Mais tarde, todo esse grupo passou a residir
na capital de São Paulo e ali eles se tornaram militantes na recém-fundada Casa
Racionalista dessa cidade. Meu Pai – Augusto Gomes da Silva – que posteriormente se
formou em Medicina, foi o fundador do Filiado do Racionalismo Cristão na cidade
paulista de Campinas e, desse filiado, ele continua sendo o Presidente Astral. Durante os
anos 80, eu comecei a desenvolver mediunidade e fui instrumento mediúnico do
Racionalismo Cristão nos Filiados de Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP) e Porto
Alegre (RS).
Sou médica, graduada em 1957 pela Escola Paulista de Medicina (EPM). Meus
primeiros contatos com o mundo científico foram feitos durante os anos em que
trabalhei voluntariamente na EPM como Instrutora de Bioquímica. Isso me entusiasmou
tanto que resolvi seguir a carreira universitária pois as pesquisas científicas são feitas
principalmente no âmbito universitário.
Nessa época quem quisesse fazer Ciência no Brasil encontrava muitas
dificuldades, pois ainda não existiam aqui os cursos de pós-graduação. Uma das
alternativas mais usadas para resolver esse problema era fazer uma especialização no
exterior estagiando em uma universidade. Decidi assim, pouco depois de formada, ir
para os Estados Unidos onde permaneci durante três anos fazendo estágios em
Farmacologia em duas universidades americanas: a Yale University e a Tulane
University. Foi durante esse período que publiquei meus primeiros trabalhos científicos.
Ao retornar ao Brasil, fui convidada para trabalhar no campus que a Universidade de S.
Paulo (USP) acabara de implantar em Ribeirão Preto onde o objetivo específico era
fazer ciência e formar cientistas. Fiz ali meu doutoramento em Farmacologia Médica e,
posteriormente, com uma bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São
Paulo (FAPESP) passei dois anos na Itália fazendo meu pós-doutoramento na
Università Degli Studi di Roma. Retornando ao Brasil e sentindo que como médica era
importante ter uma vivência clínica, pedi minha transferência para o Departamento de
Ginecologia e Obstetrícia da USP onde permaneci durante seis anos. Essa experiência
na clínica foi um bom aprendizado para mim, porém me afastou completamente das
minhas pesquisas, pois eu nunca concordei em fazê-las usando para isso o ser humano
como cobaia. Em 1983 consegui minha transferência da USP para a Universidade
Estadual de Campinas (UNICAMP) onde voltei a fazer Ciência Experimental por cerca
de mais dezessete anos. Oficialmente me aposentei em 1996, porém continuei ligada à
UNICAMP como Professora Convidada até o ano 2000.
Ao trabalhar mais de dois terços da minha vida profissional com a Ciência
Experimental, aprendi que não podemos ser especulativos e deixar que crenças sem a
devida análise nos distanciem da realidade. A realidade é única e cabe a nós estudá-la de
forma crítica. Foi essa a diretriz que procurei seguir ao analisar os temas dos artigos que
escrevi para compor este livro.
A Autora
junho de 2004

BAIXAR PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário