sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Crepúsculo

"Em primeiro lugar Edward Cullen era um vampiro"

Acho que nunca li tão rápido um livro tão grande como este. Foi mesmo em tempo record, três dias chegaram e sobraram para o devorar. Já conhecia um pouco da história uma vez que, ao contrário do que é meu hábito, fui ao cinema ver o filme antes de ler o livro. Apesar disso fui surpreendida por diversos aspectos da história (que não vou revelar para não estragar a experiência de quem ainda não leu e pretende fazê-lo) e, além disso, quando lemos é sempre diferente...

A história em si, como muitos de vocês devem saber, é uma história de amor embora, em minha opinião, não seja demasiado lamechas. É uma história romântica e de vampiros e como em muitas histórias de vampiros está presente o cliché do amor entre humanos e estas misteriosas criaturas. Ainda assim, não é uma história de vampiros normal pois neste livro esses personagens não têm as características que a ficção tradicional lhes aponta - podem sair durante o dia, o seu reflexo aparece nos espelhos, cruzes e água benta não os afectam e a família Cullen é "vegetariana", isto é, não ingere sangue humano. Para algumas pessoas este facto é motivo para crítica negativa, no entanto eu gostei bastante de ver a tradição ser quebrada e destes novos vampíros (embora mesmo no livro nem todos sejam assim).

A escrita é bastante fuída, a leitura é fácil e o enredo torna-se interessante devido ao factor mistério que segue e marca cada uma das personagens, às identidades escondidas e aos conflictos emergentes. A narrativa está muito bem conseguida fazendo com que o leitor consiga sentir-se na pele de Bella, compreendendo completamente os seus sentimentos e emoções. Eu adorei...

9/10


Nenhum comentário:

Postar um comentário