terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Como se convencem adolescentes a participar numa comunidade de leitores?

Ontem eu e a Alexandra, da Biblioteca Municipal do Sobral de Monte Agraço, fomos à EB 2/3 fazer a divulgação da comunidade de jovens leitores que terá início (se tudo correr pelo melhor) no próximo dia 28 de Janeiro. Já o tinha feito em Montemor, em dois anos consecutivos, com resultados bem diferentes. Por isso, questionei-me acerca das estratégias: o que dizer, como dizer... Tinha lido algumas linhas sobre o assunto e retive uma informação que me pareceu central. Quando mediamos uma comunidade temos de saber porque razão o fazemos. A razão, para mim, é simples: o desafio que mais me estimula é encontrar livros que possam interessar aos adolescentes, descobrir pequenas pérolas, procurar o livro certo para cada um, de acordo com o meu gosto e o meu conhecimento.
Então, decidi explicar o funcionamento da comunidade sem minimizar a leitura dos quatro livros propostos, deixando em aberto outras actividades. Houve alunos de duas turmas que fizeram perguntas sobre os livros, mostraram curiosidade em conhecer os títulos e os autores. Tentei não ter um discurso demasiado leve, demasiado bem disposto.
Quando faço este tipo de divulgação enfrento sempre o mesmo conflito: não esconder a essência da iniciativa e não afugentar o público. Ontem acho que a fidelidade ao projecto falou mais alto, e esse era o meu desejo. Aguardemos os resultados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário