quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Questionário (IV)


Mais um questionário, desta vez da Lucie da Folha de Rascunho. Obrigado pelo tempo e pela paciência, Lucie!

1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
Surgiu um pouco por acaso, quando eu e a ME (minha colega do blog) discutíamos as nossas leituras no msn… na verdade, eu e ela partilhamos leituras, trocamos livros, mas nem nos conhecemos pessoalmente!!

2 - És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Pode dizer-se que sim! Se me entusiasmar com um livro sou capaz de o ler em poucas horas, seja em português, espanhol e, ultimamente, até em inglês! Quanto aos livros que leio por mês?! É difícil fazer uma média, tenho alturas de ler 2 por semana e alturas de arrastar um livro durante um mês, mas, assim por alto, talvez uma média de 3 por mês!!

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
“Crónica do pássaro de corda” de Haruki Murakami, sem dúvida… porque tal como um relógio, a nossa vida tem um caminho a percorrer, mas, por momentos, permite-nos parar, por segundos, e mudar completamente um rumo!

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Não sei dizer ao certo… já me identifiquei com personagens/histórias que nada têm a ver entre si, que nada têm a ver comigo, com quem sou!!! Acho que me vou identificando com os livros que vou lendo, com as personagens com que me vou cruzando, simplesmente!

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Sempre me achei uma pessoa que lia, sobretudo, romances, mas, bem vistas as coisas acho que o meu género literário é todo e qualquer livro que me cative! Recomendar livros?! Hummmm... prefiro não arriscar!!!

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Pessoalmente, quando gosto muito de um livro, faço por não ver as adaptações cinematográficas!! Mas já me aconteceu só ler um livro depois de ver um filme/série, por isso, acho que depende de cada caso!!

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Tornam a literatura mais acessível, contudo, pessoalmente, não gosto particularmente deles… para mim, ler é um livro de verdade em que possa sentir as folhas, as possa dobrar, viver, por assim dizer!! Mas acho que os autores deviam apostar nos e-books como forma de divulgação porque se a pessoa gostar realmente da obra o mais provável será comprar o livro!!! Eu, por exemplo, do “A sombra do vento” e o “Juego del Ángel” tenho várias versões porque gosto imenso dos livros!

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Deixar de fazer da leitura uma “carga” para os mais novos, sobretudo!! Motivar para a leitura desafiando-os a ler, numa perspectiva não tanto educacional mas mais lúdica, de diversão!

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Nasce connosco mas precisa de factores externos para se desenvolver e aprofundar, sem dúvida! Pessoalmente, livros em casa, eram apenas os da escola! Só descobri a paixão da leitura com 15 anos com uma professora que começou a emprestar-me livros que nada tinham a ver com as aulas… e desde aí é uma paixão florescente!!! Hoje em dia os mais pequenos da família recebem imensos livros meus e sabem que aqui no meu quarto encontram livros apropriados para eles!!! Tenho uma micro-biblioteca aberta a todos, onde se encontra de tudo um pouco, para todas as idades justamente para motivar à leitura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário