quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Gomorra

Sinopse : "Esta incrível e perturbadora viagem ao mundo dos negócios e do crime da Camorra começa e termina sob o signo das mercadorias, do seu ciclo de vida. Mercadorias “frescas” chegam ao porto de Nápoles todos os dias para serem de imediato ocultadas e armazenadas em prédios antigos. Mais tarde, chegam as mercadorias “mortas”, de toda a Itália e de meia Europa, sob a forma de escórias químicas, resíduos tóxicos ou mesmo esqueletos humanos, que são abusivamente despejadas nos campos da Campania, os mesmos onde os boss da Camorra edificam as suas mansões faustosas e absurdas – datchas russas, vivendas hollywoodescas, verdadeiras catedrais de cimento e mármores preciosos – que certificam o grau de poder alcançado. "


"Gomorra" é um livro que pretende ser visto, acima de tudo, como uma denúncia sobre um sistema dentro de outro sistema. Do sistema mafioso dentro do sistema democrático que governa um país importante da União Europeia, embora cheguemos depois à conclusão que se confundem, já que ambos dependem um do outro.

Roberto Saviano retrata, de forma corajosa que lhe valeu o "passaporte" para a sua clandestinidade e para uma fuga do seu país afim de proteger a sua vida, a Camorra napolitana apontando nomes, citando casos vividos por ele próprio, sendo que alguns desses casos são mesmo retratos chocantes duma realidade que julgamos ser vivida apenas nos filmes de Francis Ford Copolla ou nos livros de Mário Puzo, desmontando, de forma perfeita e acessível a qualquer leitor, como se fosse um puzzle, o sistema mafioso e todo o seu funcionamento.

Ideal para quem aprecie livros deste género, o livro poderá ser catalogado mais de investigação, embora não deixe de ser um romance, ou quem queria perceber como funciona uma realidade que, embora não pareça, está mais perto do que pensamos.

8/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário