A Biblioteca Municipal da Moita recuperou Os Pequenos Poetas, um projecto de 2004, agora com novo fôlego e uma maior abrangência. O objectivo é promover a leitura e a escrita de poesia junto dos mais novos.
Eis o programa da iniciativa:
Em primeiro lugar, realizou-se uma breve formação com professores do 1º e 2º ciclos sobre poesia.
Em seguida, os professores participantes na formação inscrevem uma das suas turmas para receber um atelier, na biblioteca escolar ou na sala de aula (em escolas sem Biblioteca Escolar).
Depois dos ateliers, o desafio proposto pela Biblioteca aos professores é que continuem a promover a poesia nas suas aulas, incentivando os seus alunos a escrever um ou mais poemas para participar num concurso lançado pela própria Biblioteca.
Assim, até ao dia 21 de Março, todas as crianças do concelho podem enviar poemas para a Biblioteca, desde que o façam num envelope fechado, assinando com um pseudónimo. Depois, os poemas serão lidos e analisados por um júri, e os melhores serão editados numa antologia, à semelhança do que aconteceu em 2004.
A grande qualidade deste projecto prende-se com a sua amplitude. Foram mais de trinta professores os que participaram nas formações, pelo que se espera outros tantos ateliers a decorrer nas várias escolas. Se estes professores partilharem e reproduzirem algumas estratégias, mais alunos terão acesso a textos e práticas relacionadas com a poesia. É também possível que esta iniciativa tenha algum tipo de repercussão junto dos pais, se forem para isso sensibilizados pelos professores.
Com esta iniciativa, é a Biblioteca Municipal que transmite uma mensagem clara de envolvimento com a comunidade. Se o projecto se repetir, como se deseja, daqui a dois anos, tornar-se-á uma experiência de continuidade, que trará frutos. A poesia funciona como fim em si mesma e como meio para uma motivação mais generalizada em torno da palavra, lida e escrita. Num concelho com tantas assimetrias, em que se procura chegar ao todos por igual, Os Pequenos Poetas são uma injecção de esperança para muitos. Pelo que soube, ao longo da formação, esta confiança e entreajuda é bem necessária.
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário