quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A Tormenta de Espadas

De repente, sem dar por isso, o quinto volume da saga Crónicas de Gelo e Fogo, A Tormenta das Espadas, acabou. Para mim, este foi dos melhores livros de George R.R. Martin. Não há dúvida de que já não há palavras para descrever a genialidade desta obra e o mais que posso dizer é que recomendo vivamente a leitura. Agora é (des)esperar pelo próximo volume, previsto para Novembro.

A Tormenta das Espadas mantém o ritmo alucinante da história. A luta pelo poder é ainda o ponto central da acção, mas surgem novos interesses que abrem horizontes para novas estórias. A exploração das personagens continua cativante e faz com que, no final de cada capítulo, só queiramos prosseguir a leitura. Por isso, não posso deixar de me surpreender com a capacidade imaginativa do autor. Afinal, depois de cinco volumes (na realidade dois livros e meio completos), ainda nos consegue surpreender e impressionar. Há sempre pormenores a desvendar, há sempre formas de nos descrever a proximidade entre determinadas personagens sem nunca o mencionar, há sempre oportunidade de vermos a história segundo a perspectiva dos bons e dos maus.

É verdade que a história e as personagens são muito boas, mas a escrita suave, realista e fluída de George R. R. Martin também facilita esta minha (nossa) paixão. Mesmo não vendo, conseguimos imaginar os cenários na perfeição e, sobretudo, vivê-los como se estivéssemos dentro da história (e quem me dera estar!). A melhor sugestão que vos posso dar é que leiam. Experimentam um dos volumes e vão querer ler até ao fim. Sim, eu bem sei quão chato será saber que o final da saga ainda vai demorar.... infelizmente!

10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário