COMPARATIVO ENTRE GERENCIADORES DE BIBLIOTECAS
Todos os gerenciadores aqui mencionados são gratuitos, que acho que é o desejado por todos.
Deles, dois servem também para controlar o empréstimo e devolução, o que será interessante para quem tenha livros em papel para controlar: MiniBiblio e Biblioteca Pessoal.
Dir Lister
O mais simples é o DirLister, que grava em um arquivo os nomes dos diretórios e subdiretórios selecionados e dos arquivos neles contidos, extensão dos arquivos (pdf, doc, rtf, txt, zip, rar), tamanho e data de gravação. Esse arquivo pode ser impresso em seguida.
Esse programa pode ser muito útil se houver uma padronização dos diretórios e nomes de arquivos que facilite as pesquisas. Segue o meu padrão, apenas como sugestão:
Diretório maior chamado E-books, subdividido em diretórios com o nome dos autores (Agatha Cristie, Danielle Steel, etc.) e diretórios com as categorias (Z-Aventura, Z-Romance, etc.) para os autores com poucos livros. Em vez de separar os diretórios por categorias, pode-se separá-lospela inicial dos nomes dos autores. A letra Z antes do nome das categorias serve para agrupar as categorias após todos os nomes de autores.
Para os autores com muitos livros, subdividi os diretórios por idioma (Agatha-brasil, Agatha-ingles, etc.).
O nome do arquivo é composto pelo autor, idioma, nome do livro, situação e origem, separados por hifen(-).
No idioma, sugiro duas letras (br=brasil, pt=português, uk=britânico, us=inglês USA, sp=espanhol, etc.) ou três letras (bra=brasil, por=português,ing=britânico, usa=inglês USA, esp=espanhol, etc.), para não aumentar demais o tamanho do nome do arquivo.
Na situação: rev=revisado, trm=tradução mecânica, Arv=A revisar, bad=muitos erros. Na origem, o tipo de arquivo usado como fonte.
Com uma boa padronização, o arquivo criado pelo DirLister pode ser usado para gerar uma planilha tipo Excel permitindo várias classificações e pesquisas.
MyEbookLibrary
Este programa, indicado pelo bjfranco, apesar de ser em inglês, é muito simples e tem uma opção de atualização automática que pesquisa os diretórios indicados e capta os novos livros, incluindo-os, e exclui os livros que foram apagados dos diretórios.
Capta o nome do arquivo, sua localização (path) no disco e a extensão do arquivo (pdf, doc, txt, etc.) e permite a digitação do código ISBN, da editora e do ano de edição.
Permite a abertura (execução) do livro de dentro da tela do programa. Seu inconveniente é que a alteração do nome de um arquivo será interpretada como exclusão de um arquivo e inclusão de outro, perdendo-se os dados digitados.
Com uma boa padronização dos nomes dos arquivos pode-se obter um excelente resultado com muito pouco trabalho.
Biblioteca Pessoal
Permite cadastrar o livros com autor, título, editora, ano, título original e gênero do livro; o autor, editora e gênero são tirados de tabelas cadastradas, os outros dados são digitados para cada livro.
Controla apenas a retirada e devolução dos livros, mas não a identidade do retirante. Pode servir melhor como controle de livros lidos.
Libros
Sistema mais completo, permite cadastrar usuários do sistema e autorizar o acesso de cada usuário mediante senha. Cadastra os seguintes dados de cada livro: título, autor, categoria, idioma, nome do arquivo, localização do diretório, formato, data da inclusão, edição, ano de edição, indicador de "lido", resenha e imagem da capa.
Os dados autor, categoria e idioma são cadastrados em tabelas separadas. Depois, para cadastrar cada livro, pode-se pesquisar o arquivo em seu diretório em uma janela na tela, captando-se assim o nome do arquivo e sua localização, escolhe-se o autor, categoria e idioma em suas tabelas, e os outros dados são digitados.
O programa oferece uma rotina para inclusão em lote de um grupo de livros do mesmo autor, categoria e idioma para facilitar a criação do banco de dados inicial, mas não consegui usar essa rotina, talvez por falha minha.
Permite abrir (executar) o livro de dentro do programa, bem como usar a calculadora, calendário, bloco de notas e o explorer do Windows.
MiniBiblio
Sistema muito completo, permite controlar retiradas e devoluções através de um cadastro de locatários e manter um histórico de locações. Permite cadastrar usuários do sistema e autorizar o acesso de cada usuário mediante senha.
Pode controlar independentemente seis tipos diferentes de materiais: livros, revistas, manuais, vídeos, músicas e dados, cada qual com suas informações próprias.
Permite usar apenas o módulo de cadastro de livros, se desejado. Esse módulo pode cadastrar as seguintes informações: título, autor, editora, número e ano de edição, data de aquisição, localização (diretório), idioma, categoria e resenha, que acho necessárias. Pode ainda registrar ISBN, código de barras, prazo de empréstimo, assunto, classificação, coleção/volume e um campo "extra".
Autor, editora, localização, idioma, categoria, assunto, classificação são escolhidos em tabelas (digitadas antes ou no ato do cadastro do livro). Os demais dados são digitados.
O módulo tem ainda espaço para comentários e para guardar imagens do livro.
O programa permite classificar os livros por autor, título, localização, idioma e categoria, bem como fazer pesquisa por todo ou parte do título ou do nome do autor.
Infelizmente, o programa não tem rotinas para captar informações do nome dos arquivos, ou cadastrar livros em lote; os livros têm que ser cadastrados um a um. Os dados ficam gravados em arquivos encriptados tornando difícil criar um banco de dados inicial a partir de relações ou planilhas gravadas em disco.
Outras considerações
Além do cadastro dos livros, acho bom criar um cadastro separado dos nomes dos contos que fazem parte de cada livro ou coletânea, como no caso da Agatha Christie, da qual volta e meia aparece um conto isolado e tenho que procurar em diversos livros até descobrir se tenho ou não.
Acho importante guardar o título original como no Libros, mas pode ser usado o espaço da resenha para isso, bem como para registrar ali os diversos nomes dados a um mesmo livro em diferentes edições, mormente em Portugal. Em vez de guardar diversos livros, pretendo guardar a melhor edição no idioma "brasileiro" e registrar os títulos das outras edições.
Por isso, devem ter observado que optei por diferenciar os livros escritos ou traduzidos no português de Portugal dos livros no idioma "brasileiro".
contribuição: LuCa
Nenhum comentário:
Postar um comentário