De onde ele vinha? Surgiu uma tarde, lá por 1916, nos cafés de São Petersburgo, enigmático, ambíguo, um pouco sobrenatural. Os que dele se aproximavam, impressionados por seus poderes magnéticos, não mais o esqueciam. Alguns lhe entregaram a alma, incondicionalmente, e tornaram-se dóceis discípulos de um mestre que deveria mais tarde identificar-se com belzebu, chefe dos demônios; sua sabedoria, toda de paradoxos, tinha nuanças infernais.
Muito humano para ser o diabo, muito desumano para ser um santo, Gurdjieff levou consigo o segredo de sua natureza quando morreu, em novembro de 1949, com 83 anos, porque não estava mais "com vontade de viver", deixando obra volumosa e obscura, intitulada All and Everything (De Tudo e de Todas as Coisas).
Georges Ivanovitch Gurdjieff nasceu em Alexandropol (hoje Leninakan) na Armênia, em 1866. Os pais eram gregos da Ásia Menor. Seu pai parece ter sido dotado de uma cultura muito antiga. É possível que desde a infância Gurdjieff vivesse num ambiente de ritos divinatórios peculiares à velha Rússia. "Seus primeiros anos - conta Ouspensky - decorreram numa atmosfera de contos de fadas, lendas e tradições. À sua volta, o milagroso era um fato real. As predições que ouviu e às quais as pessoas que o cercavam davam inteiro crédito, se haviam realizado, abrindo seus olhos para muitas coisas."
BAIXAR PDF
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário