quinta-feira, 5 de junho de 2008

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES - 1939




Sinopse

Um caminhante, chamado Lockwood, é apanhado pela neve e se vê forçado a se abrigar na propriedade 'Wuthering Heights', onde a governanta, Ellen Dean, senta-se para lhe contar a história do local.

Assim, em flashbacks, o filme volta ao início do século XIX, quando o proprietário original de 'Wuthering Heights', Joseph Earnshaw, traz para casa um órfão de Liverpool chamado Heathcliff. Embora o filho legítimo de Joseph, Hindley, despreze o garoto, sua filha, Cathy, desenvolve uma grande afeição por Heathcliff que evolui para uma paixão.

Quando o Sr. Earnshaw morre, Hindley obriga Heathcliff a trabalhar como um criado. Surge, então, Edgar Linton, um rico vizinho, que pede a mão de Cathy. Enciumado, Heathcliff vai embora, enquanto Cathy se casa com Edgar.

Anos mais tarde, agora um homem rico e sofisticado, Heathcliff retorna em busca de vingança. Compra 'Wuthering Heights' do alcoólatra Hindley e se casa com a irmã de Edgar, Isabella Linton. Ainda obsessivamente apaixonados um pelo outro, Cathy termina gravemente doente, enquanto Heathcliff se torna uma pessoa extremamente amarga.

Voltando ao presente, Ellen continua a contar a história a Lockwood, quando o Dr. Kenneth entra e decide revelar o final fatídico da história.

Críticas

"O Morro dos Ventos Uivantes" é um dos grandes clássicos do cinema mundial. Com a magistral direção de William Wyler, essa imortal adaptação do famoso romance de Emily Bronte nos conta uma história que fala de amor, paixão, ciúme, ódio e vingança.

Partindo de um ótimo roteiro e contando com a excelente trilha sonora de Alfred Newman, Wyler realiza essa obra-prima, envolvente em cada detalhe.

Para completar, o elenco apresenta grandes atuações Olivier está perfeito como Heathcliff, expressando magnificamente seus diversos sentimentos através do tom de sua voz e de expressões faciais; Merle Oberon está extraordinária como Cathy, conseguindo capturar e passar a dualidade de sua personalidade; Flora Robson, David Niven e, especialmente, Geraldine Fitzgerald, como coadjuvantes, também estão ótimos. Aliás, até as crianças têm uma boa atuação.


Direção: William Wyler
Roteiro: Charles MacArthur, Ben Hecht

Produção: Samuel Goldwyn
Música Original: Alfred Newman
Fotografia: Gregg Toland
Edição: Daniel Mandell
Design de Produção: James Basevi
Figurino: Omar Kiam
Efeitos Visuais: W. Percy Day
País: USA
Gênero: Drama
Prêmios: Academia de Hollywood - Oscar de Melhor Fotografia

Indicações: Academia de Hollywood - Indicado aos Oscars de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator (Laurence Olivier), Melhor Atriz Coadjuvante (Geraldine Fitzgerald), Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora
Filme assistido em: 1950
Ano de produção: 1939
Laurence Olivier, David Niven, Merle Oberon, Donald Crisp, Flora Robson, Geraldine Fitzgerald
Inglês com legenda em português


Tamanho: 658 mB
Formato: wmv
Gênero: clássico
fonte: blog viciados em livros


links:
parte 1 parte2 parte 3 parte 4 parte 5 parte 6 parte 7 parte 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário