quinta-feira, 28 de maio de 2009

Questionário (XIX)


Retomamos hoje a publicação dos nossos questionários, desta vez com as respostas da Alice do blog Sombra dos Livros. Obrigado pelas respostas!

1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
Sou uma verdadeira viciada em livros e tenho uma biblioteca considerável, tenho também muitos amigos que me pedem livros emprestados e conselhos e opiniões nesta área. A criação do blog surgiu devido a essas opiniões que às vezes me são pedidas. Comecei a visitar alguns blogs sobre livros e conclui que não corria nenhum risco de maior se tentasse também a minha sorte... É também uma forma de ter contacto com outros leitores e trocar com eles opiniões.

2 - És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Já fui mais rápida, ou melhor, já tive mais tempo para me dedicar à leitura. Actualmente, leio em média cinco livros por mês. Há meses em que leio mais outros em que leio menos mas o tempo (ou a falata dele) é uma forte condicionante.

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Nem sei muito bem. Ainda assim posso talvez apontar o "Presságio de Fogo" da Marion Zimmer Bradley como um dos que mais me marcou. A época em que o li foi especial e, além disso, foi com ele que me lancei numa leitura mais adulta (aos 13 ou 14 anos) deixando para trás Os Cinco, Uma aventura e coisas do tipo (se bem que nunca tenha conseguido largar o Triangulo Jota - não me perguntem porquê).

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Mais uma vez, não sei muito bem....Normalmente identifico-me mais com uma personagem devido às caracteristicas psicológicas que lhe são atribuidas pelo autor e não tanto pelas acções que são tomadas pela personagem ao longo da história.

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
O estilo que mais me agrada é fantasia (para normalidade e assuntos do quotidiano já tenho a minha vida) mas logo de seguida estão os épicos e os policiais. Dentro da fantasia penso que poderia recomendar qualquer titulo de Neil Gaiman e não iria defraudar ninguém com a minha escolha.

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Há de tudo... Nos últimos anos e parece-me que principalmente depois da adaptação de "O Senhor dos Anéis", os produtores têm vindo a demonstrar um maior cuidado e empenho nas adaptações e em conseguir dar ao público BOAS adaptações. Ainda assim, nunca vou ver um filme sem ler o livro antes - o visionamento condiciona a leitura posterior.

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Não gosto de ler no computador. Os e-books têm a vantagem de se poderem levar muito facilmente para qualquer lado (agora até no iPod e etc) mas esta modernice de ler no ecran não é para mim, gosto de tocar no livro, sentir o cheiro das páginas, deliciar-me com a capa... o virar da página na espectativa do que virá a seguir...Nada chega a isto. Quando me mandam cópias de livros para o e-mail, se os quero ler, tenho mesmo que os imprimir. Por outro lado, também ainda não há muitos títulos disponíveis em português e mesmo que gosta têm as suas dificuldades em encontrar algo do seu agrado.

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
A principal medida a adoptar seria, sem sombra de duvidas, a diminuição do custo dos livros - tanto para o produtor como para o cliente; a compra de livros que vão mais de encontro às escolhas e gostos dos leitores por parte das bibliotecas, tanto das públicas como das bibliotecas escolares (há imensos jovens que não leem porque não têm dinheiro para tal e porque na biblioteca lá da escola só há os clássicos que não lhes chamam a atenção); o regresso das bibliotecas itinerantes às localidades mais isoladas (sobretudo no interior do pais) também seria uma boa aposta. São só ideias...

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Penso que não nascemos condicionados a esse ponto. Na minha opinião o importante mesmo é o contacto com os livros e a forma como este se dá (num primeiro momento). Se uma criança têm pais que se dedicam à leitura, se lhe é lida uma história antes de dormir, se lhe são oferecidos livros que vão de encontro aos seu gostos nas diferentes fazes do crescimento...Então esta criança, com certeza, vai mais tarde ler muito e tirar disso grande prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário