sábado, 4 de outubro de 2008

Intuição




Sinopse:

Um oncologista sedento de publicidade.
Uma cientista apaixonada pela sua investigação.
Um jovem e ambicioso investigador à beira da demissão.


Num laboratório de pesquisa em Boston é feita uma importante e revolucionária descoberta: a mutação de um vírus poderá ser a pista que faltava para a cura do cancro.

De imediato, o ambiente outrora frio e racional do laboratório abre espaço para as ambições e sonhos de todos os que ali trabalham. A nova descoberta parece ser a solução tão desejada para as frustrações e medos de todos os intervenientes.

Mas, à medida que a investigação avança, a credibilidade dos resultados parece ser desafiada: uma das investigadoras, preterida pelo protagonismo das novas descobertas e em recuperação de uma relação falhada com o colega que apresentou os novos resultados, questiona-os e lança toda a equipa numa espiral de desconfiança, inveja e desilusão.

Poderá uma promessa de vida revelar-se fatal?



"Intuição é uma expedição fascinante às intrigas que fervilham no local de trabalho."
USA Today

"De absoluta qualidade em todos os aspectos. Um romance fabuloso."
Kirkus Reviews

"Allegra Goodman tem o desempenho preciso de um cientista e a inspiração de um artista no auge da sua criatividade. "
Entertainment Weekly

"Um romance verdadeiramente humanista, nascido dos assépticos limites da ciência."
Publishers Weekly





A Minha Opinião:

Este livro não correspondeu nada às minhas expectativas... Ao princípio, julguei que a história fosse parecida com a do filme “Eu Sou a Lenda” ou sobre algo de sinistro, pois a capa parecia sugerir isto...
Afinal, não tem nada em comum com o filme referido nem vai acontecer assim tão terrorífico!

É sobre o mundo científico, principalmente, sobre os cientistas, a investigação em equipa, a competição da ciência, as rivalidades, a impressa (quando descobrem a cura para doenças), as pressões, a burocracia e a politica da ciência, as fraudes científicas…

No entanto, apesar de não ser uma história do meu género, achei-a interessante, deu-me uma visão global do mundo cientifico e um levantamento de questões, foi por isso que li quase até ao fim, embora de forma arrasada e lenta.
Mal terminava um capítulo, precisava de parar para respirar, pois o pano de fundo da história é incolor e claustrofóbico, uma vez que a maior parte da história se passa dentro dos laboratórios.
E custou-me muito a terminar porque a autora prolongou desnecessariamente o final, esticou ou puxou como se estivesse a dar mais páginas ao livro, portanto, desisti as últimas 10 páginas pois já sabia o final e isto chegava para mim: já estava tudo resolvido!

Parece uma série como daquelas séries de médicos, só que em vez de médicos são os cientistas: quatro pós-doutorandos, dois técnicos, e dois directores de um instituto cientifico. Conta os sentimentos pessoais dos próprios cientistas, dentro e fora do laboratório.

A linguagem científica deste livro é acessível para todo o tipo de leitor porque a autora relatou a história com uma simplicidade e nitidez. Usou a poesia, não de forma exagerada, só essencial para explicar os conceitos científicos mais complicados de uma forma que atingisse ao nível de compreensão de toda a gente.

Fiquei bastante chocada com as experiências usadas em animais, sobretudo em ratos. Infelizmente, é assim que os cientistas fazem experiências para encontrar a cura para determinadas doenças.

De uma forma geral, apesar de interessante e chocante, não é um livro considerado uma obra-prima, nem sequer um livro ideal para apreciar simplesmente a leitura. Só é bom e dispensável para quem quer saber o funcionamento do mundo científico, sob a forma de romance ficcional.

Classificação: 3/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário