sábado, 9 de maio de 2009

Questionário (XVIII)


O questionário desta semana foi respondido pela Butterfly, do blog Palavras Partilhadas. Obrigado pelas respostas!

1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
Já há algum tempo que escrevo opiniões sobre os livros que leio, bem como alguns excertos e expressões dos mesmos! Um belo dia, cansada dos vários papéis espalhados, decidi reunir tudo numa página virtual. Para além disso, também contribuiu o facto de ter alguns amigos a incentivar-me para partilhar a minha paixão pela leitura. E assim nasceu o Palavras Partilhadas ... ;)

2 - És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Bem, sabem que essa pergunta é muito relativa ... depende do n.º de páginas, do grau de interesse, do género do livro, da altura do ano, enfim, todo um conjunto de factores! De qualquer forma, penso que devo ler uma média de 4 livros/mês.

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Também é muito subjectivo ... ;) Tenho vários livros preferidos, cada um com a sua razão, o seu motivo. Para mim, é muito complicado ter que optar ... de qualquer forma, posso dizer-vos que "A Decadência do Sonho" de José Manuel Arrobas marcou-me bastante.

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
No meu caso, esta pergunta relaciona-se com a anterior, porque um dos motivos pelo qual "A Decadência do Sonho" marcou-me bastante, foi precisamente o facto de ter-me identificado com o personagem Pedro Miranda de Sousa, aquele sonhador que me fez e ainda me faz sonhar e em cujos gostos me revejo.

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Gosto de todos os géneros, mas o meu preferido, talvez porque seja bastante abrangente, é o Romance. Livro recomendado ? Tantos ... ;) Bem, talvez um dos últimos que tenha lido e que está no meu Top 10 de 2008 ... "O Leitor" de Bernhard Schlink.

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Regra geral, desiludem-me! Todavia, adorei as adaptações cinematográficas de "O Perfume" e "Memórias de Uma Gueixa". Ah, e primeiro leio sempre o livro.

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Ainda não tenho uma opinião totalmente formada, mas para ser sincera, nada substitui o 'cheiro' das páginas dos livros ! É uma mania minha ... ;)

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Apesar de ser uma fiel frequentora de Bibliotecas, penso que uma das medidas poderia relacionar-se com uma descida dos preços dos livros !

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
No meu caso, o gosto pela leitura nasceu comigo ! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário