sexta-feira, 2 de março de 2007

COLETÂNEA WILLIAM SHAKESPEARE

William Shakespeare
A Comédia dos Erros

A comédia dos erros é considerada pelos pesquisadores como a primeira peça de Shakespeare, com sua estréia nos palcos tendo ocorrido provavelmente em 1594. Os erros a que se refere o título são enganos provocados pelas pessoas que conversam alternadamente com um gêmeo e o outro, sendo um residente de Éfeso, onde se passa a ação, e o outro, estrangeiro. Os gêmeos são idênticos e têm ambos o mesmo nome: Antífolo. As confusões multiplicam-se, assim como a comicidade da trama, porque há mais um par de gêmeos idênticos em cena, os irmãos que atende pelo nome de Drômio. Entretanto, A comédia dos erros não deve ser confundida com uma comédia leve. Muito ao gosto de Shakespeare, inda que em sua estréia como dramaturgo, os diálogos introduzem considerações sobre a condição feminina e sobre a condição servil; há credores e devedores e a honra de cada um; discute-se o lugar do ciúme no casamento; existe uma autoridade política que procura administrar justiça com compaixão; mais importante ainda, há a moderna busca pela identidade própria.


William Shakespeare
A Tempestade

Poeta nacional da Inglaterra e um dos maiores dramaturgos da literatura universal, Shakespeare escreveu suas obras para um pequeno teatro de repertório, no final do século XVI e início do XVII. Quinhentos anos mais tarde, suas peças ainda encantam platéias em todo o mundo e são freqüentemente mais encenadas do que as de qualquer outro autor teatral. Não são conhecidas as fontes de inspiração da comédia A Tempestade, com a qual Shakespeare encerrou sua carreira literária. A peça foi escrita em 1611, devendo ter sido retocada dois anos mais tarde, para ser representada por ocasião de um casamento. A Tempestade é uma história de vingança, de amor, de conspirações e de traições políticas. Estranhos personagens se movimentam em uma ilha habitada por magos, espíritos e príncipes. A Tempestade é considerada uma das maiores obras-primas do teatro universal.



William Shakespeare

Antonio e Cleópatra


Uma das mais conhecidas e representadas peças teatrais de Shakespeare.
"Antônio e Cleópatra" é aqui traduzida pelo embaixador Geraldo de Carvalho
Silos, profundo conhecedor do inglês arcaico e elizabetano





William Shakespeare
Sonetos e Textos




Os sonetos, escritos entre 1592 e 1594, representam um dos momentos mais relevantes da criatividade de Shakespeare. Pela sua beleza formal e riqueza de sentimentos, são uma obra-prima que há séculos vem fascinando leitores de todo o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário