segunda-feira, 19 de março de 2007

O dia de hoje


Pê de Pai, de Isabel Martins (texto) e Bernardo Carvalho (ilustração), da Planeta Tangerina, é uma excelente sugestão para o dia do Pai. Mas, no essencial, é um livro muito interessante para a leitura a par. Cada página enumera uma das funções do pai. É uma forma de animizar a relação afectiva entre pais e filhos: o pai que brinca, o pai que protege, o pai que exerce autoridade, o pai que é confiável...
O traço da ilustração enche a página, e os contornos são preenchidos pelas manchas de cor das figuras. As definições dos rostos e corpos dos dois intervenientes assemelham-se entre si, distanciando-se da imagem representativa.
Pela leitura, pais e filhos recuperam partilhas de actividades, momentos divertidos, sentimentos, experiências. A antonomásia e a enumeração jogam em simultâneo com o imaginário e com o raciocínio linear dos mais pequenos, permitindo-lhes reter a informação e pedir esclarecimentos ao adulto que lhes lê o livro. Repetindo a leitura, outras funções poderão ser imaginadas por cada par, adaptadas à sua relação concreta.
Cabe ao pai casaco, ao pai grua, ao pai bóia, ao pai túnel, ao pai seta... ser também o pai leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário