segunda-feira, 15 de junho de 2009

Algumas considerações

Permitam-me tecer algumas considerações em relação ao objectivo deste blog, particularmente no que se refere às opiniões que escrevemos.

Não há muita gente que tenha paciência para escrever opiniões sobre os livros que lê (apesar de, felizmente, haver cada vez mais - basta olharem para a lista de blogs que temos na barra lateral). Eu própria, apesar de o fazer para todos os livros que leio, nem sempre tenho muita vontade, mas faço um esforço e, no fundo, arrependo-me de não ter feito sempre isto... Tem uma certa piada ver não só o que achámos de determinado livro que lemos há vários anos atrás mas também a evolução das coisas que lemos e como as apreciamos.

Os motivos que me levam a escrever opiniões (e que, por conseguinte, originaram a criação deste blog) são:
- Partilha de impressões sobre o livro que acabei de ler, para o caso de alguém estar interessado (porque também gosto de ler opiniões sobre possíveis leituras futuras);
- Gosto em colocar por escrito o que achei sobre um determinado livro, porque isso ajuda-me a organizar ideias e, não raras vezes, a discernir o quanto gostei do que li.

As minhas opiniões não se tratam de críticas especializadas nem nada que se pareça; não tenho formação para isso, mas também nem queria. Apenas tento passar ideias e impressões sobre o livro que li, tentanto incluir algum nível de análise mais detalhado, que dependerá sempre do tipo de livro em causa. No fundo, são apenas opiniões pessoais. Não escondo que fico contente quando sei que seguiram alguma dica que dei e gostaram do livro ou que, mesmo que isso não aconteça, seja reconhecido algum mérito ao que eu e os meus companheiros de blog fazemos por aqui, independentemente de gostarem ou não do tipo de livros que comentamos (até porque tentamos, ao máximo, variar). E isso, felizmente, tem acontecido, não só da parte dos leitores mas também das editoras.

As classificações atribuídas aos livros não são tarefa fácil. Não tenho nenhuma tabela, dividida por critérios, onde se calcula uma média ponderada. Não é um processo matemático e objectivo. É, pura e simplesmente, uma classificação subjectiva, que, apesar de ser representada por um número, não deixa de ser uma apreciação qualitativa e muito pessoal. O facto de atribuir uma classificação numérica aos livros que leio tem como único objectivo facilitar a vossa compreensão no que diz respeito àquilo que o livro significou para mim, que o li. E essa classificação/opinião terá mais valor quando estamos perante alguém que sabemos ter gostos semelhantes aos nossos. Por exemplo, uma pontuação de 3, seguida da palavra "Mau", não significa que o livro seja mau. Significa que, para quem o leu, ele foi mau. Por vezes, a diferença pode parecer ténue, mas existe. Se acharem por bem levar em consideração, muito bem; se não, muito bem também. Estou muito contente com o rumo que o blog leva, gosto do que faço e irei continuar a fazê-lo enquanto me der prazer e sentir que é útil.

Duas notas finais: obrigado a quem votou em nós para os prémios BLIBIE, uma vez que conseguimos a maior percentagem na categoria Melhor Blogue de Livros (feito por Leitores ou Autores), com 31%. Obrigado também a todos os que acompanham a Estante, seja muito ou pouco tempo, e que gostam do que lêem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário