quarta-feira, 10 de junho de 2009

Questionário (XXI)


O questionário de hoje foi respondido pela PallasAthena, do blog Livreo. Muito obrigado por mais esta contribuição!

1 - Como surgiu a ideia de criares o teu blog?
A ideia inicial partiu do meu namorado. Sempre gostei muito de escrever, e criar um blog era uma maneira de canalizar a escrita para algo que podia partilhar.

2 - És uma leitora rápida? Quantos livros lês, em média, por mês?
Acho que sim, normalmente leio entre 4 a 5 livros por mês, quando não é mais.

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
"A Promessa do Anjo" de Violette Cabesos e Frédéric Lenoir. Já o li duas vezes e tenho pretensões de o ler novamente (e mais umas quantas vezes :P)
Tem romances proibidos, drama, um pouco de policial e fantasia.

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Isso depende um pouco da capacidade do autor de descrever as personagens, a história, mas como gosto de ler uma história como se a estivesse a viver, acabo por me identificar sempre com algum elemento que esteja presente.

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Romance, policial. Recomendaria a "Promessa do Anjo", que referi na pergunta 3 e "A Herança do Fogo" de Nora Roberts.

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Desiludem-me quase sempre, porque há sempre aspectos que são descritos num livro e quando adaptado ao cinema, esses aspectos muitas vezes não estão presentes. Eu gosto mais de ler do que ver filmes porque nos livros, as acções, as personagens, toda a história é descrita e vivo tudo muito intensamente, algo que não acontece nos filmes.

7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Embora eu goste muito dos livros, de os ter na mão e folhear, também uso e-books, não são tão caros como os livros, e em inglês há muitos livros que ainda não foram publicados em Portugal. Há dispositivos próprios que são portáveis, no entanto os preços ainda são muito altos, e por essa razão continuo a preferir os livros.

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Os preços deveriam baixar. Acho que essa ainda é a principal razão. No entanto é dificil rivalizar com os jogos de computador.

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Eu acho que é algo que já nasce connosco, porque, por exemplo, os únicos livros que há em casa são os que eu comprei. Não se pode obrigar uma pessoa a gostar de ler, ou já tem esse "bichinho" ou então não há nada a fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário