segunda-feira, 29 de junho de 2009

The Curious Case of Benjamin Button

The Curious Case of Benjamin Button é um conto escrito por F. Scott Fitzgerald, que foi publicado pela primeira vez em 1921 na revista Colliers, tendo mais tarde sido incluído no livro Tales of the Jazz Age, uma colecção de onze contos.

Tal como muitas das pessoas que recentemente leram este conto, a minha curiosidade surgiu pelo facto de ter sido adaptado ao cinema; ainda não vi o filme, porque gosto de conhecer primeiro a história escrita sempre que possível. Conto vê-lo em breve e comentá-lo por aqui.

Este pequeno conto apresenta-nos a peculiar história de Benjamin Button: nasce como um septuagenário e, ao longo da vida, em vez de envelhecer fica mais jovem. Para escrever esta história, Fitzgerald inspirou-se numa frase proferida por Mark Twain, em que este referia que é uma pena que as melhores coisas da vida aconteçam no seu início e as piores no fim.

Ao longo desta pequena história, vamos acompanhando a transformação de Benjamin e vemos como a sua diferença vai sendo aceite (ou não) pela sociedade e pela sua própria família. Para além da óbvia originalidade do ponto fulcral na história, gostei imenso da forma como o autor adapta o tom da narrativa à evolução da personagem. E, dentro desta, achei particularmente interessante o facto de o "crescimento ao contrário" não ser apenas físico, mas também psicológico.

Só fiquei mesmo com pena de não ser mais desenvolvido; acho que teria dado um excelente romance. É apenas uma questão de gosto pessoal, e o meu problema de sempre com os contos, mas presumindo que a intenção do autor era precisamente escrever uma história curta e marcante, acho que foi bastante bem conseguido. Posso dizer que fiquei com curiosidade para conhecer mais deste autor.

Uma vez que o conto está já em domínio público nos Estados Unidos, podem lê-lo online aqui. Em Portugal, o conto conheceu uma publicação recente da Editorial Presença.

8/10 - Muito Bom

[Livro n.º 56 do meu Desafio de Leitura]

Nenhum comentário:

Postar um comentário