sexta-feira, 19 de junho de 2009

O Silêncio dos Outros

Autor: Lydia Gouardo (com o jornalista Jean-Michel Caradec'h)
Editora: Albatroz
Páginas: 144
ISBN: 9789720040800
Tradutor: Isabel St. Aubyn

Sinopse
Lydia Gouardo passou vinte e oito anos em cativeiro, teve seis filhos do homem a quem chamava pai e sobreviveu à mágoa para contar tudo.
Tudo se passa numa aldeia encantadora a meia hora de Paris, perante a indiferença total dos vizinhos, da polícia, dos serviços sociais, da Justiça e dos médicos.
Neste testemunho excepcional e perturbante, Lydia Gouardo conta-nos aquilo por que passou ao longo de vinte e oito anos de cativeiro às mãos de um casal perverso e diabólico.
Tinha apenas oito anos quando o seu tormento começou, ante os olhares aquiescentes de toda uma comunidade que nada fez para a salvar.

Um livro fundamental para tomarmos consciência da realidade mórbida que insiste em viver ao nosso lado.

Opinião
Lydia Gouardo conta-nos, neste livro, a tenebrosa história da sua vida. Num relato simples e curto, mas ainda assim marcante, encontramo-nos perante a história de uma mulher que viveu desde a infância subjugada aos horrores cometidos por um homem que, apesar de não o ser biologicamente, foi o que mais perto teve de um pai.

Lydia viveu 28 anos em permanente estado de medo, sem conhecer o mundo e mal sabendo ler. Custa um bocado a acreditar que estas coisas ainda aconteçam nos dias que correm, mas a verdade é que parece que este é apenas mais um caso entre muitos.

Este livro contém algumas partes bastante chocantes e, por isso, não recomendadas a pessoas mais sensíveis. Para quem gosta de ler este género de relatos verídicos, julgo ser uma boa aposta.

6/10 - Bom, mas recomendado com reservas

[Livro n.º 52 do meu Desafio de Leitura]

Nenhum comentário:

Postar um comentário