terça-feira, 16 de junho de 2009

Discursos de Sathya Sai Baba: O MUNDO, UM CAMPO DE TREINAMENTO - 28/03/67 – Ocasião: Viagens

TRECHO:
Sempre que há uma debilidade do dharma ou da justiça e um crescimento da injustiça, Eu crio a Mim
mesmo, já que isso é parte da resolução principal para proteger a estrutura espiritual do universo. Eu
deixo de lado minha essência do sem-forma e assumo o nome e a forma apropriados para o propósito
para o qual Eu vim. Sempre que o mal ameaça conquistar o bem, Eu tenho que vir e salvá-lo do declínio.
O Senhor não insiste em todos os homens seguindo um caminho e aceitando uma disciplina. Há várias
portas para Sua mansão. A entrada principal é, entretanto, a superação do apego. Isso é o que Krishna
exortou Arjuna a alcançar. Arjuna perdeu a coragem e permitiu que o arco escorregasse de sua mão,
porque foi assolado por um tipo ilusório de apego.
Krishna teve de demonstrar a ele que os amigos que ele receava matar, os professores que desejava
que vivessem, aqueles que ele amava e odiava, todos não eram mais do que instrumentos de Sua
vontade, marionetes puxados por Sua mão. Isso destruiu seu apego e ele executou sua atividade sem
nenhum apego às conseqüências.
Isso fez de Arjuna o recebedor da maior lição na história. Essa lição é valorosa tanto para os crentes
como para os ateus, já que ambos têm apego à conseqüência de suas atividades, um apego que irá
aumentar sua ansiedade e dobrar sua angústia quando desapontados. A eliminação do apego é
necessária para ambos, no intuito de assegurar uma alegria duradoura. Eles não levam daqui nem uma
pequena parte de suas aquisições e só podem ganhar a gratidão dos homens pelo sacrifício e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário