segunda-feira, 22 de junho de 2009

Esfera dos Livros - Lançamentos de Junho


Título: Carlota Joaquina - O pecado espanhol
Autor: Marsilio Cassotti
Colecção: História Divulgativa
P.V.P: 24 €
Páginas: 320 + 36 extratextos

Sinopse:
Nunca na História de Portugal uma rainha provocou paixões tão contraditórias como Carlota Joaquina de Borbón (1775-1830). Requintada «divindade tutelar» para os seus seguidores, foi considerada vulgar, luxuriosa e assassina pelos seus inimigos. O seu avô, Carlos III de Espanha, casou-a com o futuro rei D. João VI. Em pouco tempo, a infanta espanhola, filha de uma bela e intriguista princesa italiana, conquistou o coração da sogra, a rainha D. Maria I. Contudo os seus caprichos incomodariam uma corte receosa das suas origens. D. Carlota tentou obter o protagonismo nos assuntos públicos. Foi travada pelos que não aceitavam que «as mulheres se metam nos negócios». O ressentimento contra um marido que considerava fraco e menos inteligente do que ela levou-a a recorrer à conspiração.
A irregular educação dos filhos. Os rumores sobre os seus amantes. As excentricidades no Brasil. As intenções de ser coroada «rainha» em Buenos Aires. As intrigas para casar as infantas. A sua recusa em jurar a Constituição liberal. A «farsa de reconciliação» com o marido. A violência utilizada para entronizar D. Miguel como «rei absoluto». O astuto uso da doença e da religião ao serviço dos seus objectivos. São alguns dos episódios desta documentada e amena biografia de uma mulher rebelde e apaixonada cujo verdadeiro afrodisíaco parece ter sido o poder.
Marsilio Cassotti estudou Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade Católica de Buenos Aires e Línguas no Instituto Católico de Paris. Durante vários anos, foi director de uma colecção de História pertencente a uma importante editora de Barcelona e é autor de estudos fundamentais sobre mulheres como a princesa Ébolil; a «Excelente Senhora»; a duquesa de Alba, mecenas de Goya; e a rainha Maria Luísa de Parma.




Título: Guerra entre quatro paredes
Autor: Margarida Vieitez
Colecção: Fora de Colecção
P.V.P: 19 €
Páginas: 368

Sinopse

«És incapaz de dizer que me amas»; «Não me dás atenção»; «Nunca me ajudas»; «Só pensas em ti»; «Estou farta/o»; «Asfixias-me»; «Não aguento mais»
Se estas frases fazem parte do seu quotidiano, Cabe-lhe a si decidir o que fazer: tornar a sua relação saudável e satisfatória ou partir para uma guerra sem tréguas marcada por raiva, ódio e ressentimentos. Muitos casais deparam-se com problemas nas suas relações que os empurram para um ambiente de guerrilha doméstica de difícil resolução. Mas é possível chegar a um clima de paz através do diálogo, da análise dos problemas e do estabelecimento de compromissos.
Margarida Vieitez, mediadora familiar, analisa as relações amorosas desde o seu início, passando por temas como as dificuldades de comunicação, a infidelidade, a rotina, a aceitação das diferenças, as relações “faz de conta”, os sinais do “fim”, a violência física e emocional.
Partindo de casos reais com os quais se confrontou ao longo da sua carreira, a autora responde a algumas questões que todos os dias assaltam os casais, apresentando soluções para a resolução dos problemas conjugais.
O amor precisa de ser trabalhado diariamente e de ser pensado. Temos de descobrir e explorar a nossa inteligência amorosa. Afinal o que é uma relação senão uma porta entreaberta que se pode abrir ainda mais ou fechar a cada momento?
Margarida Vieitez, fundadora e coordenadora do Espaço Família, é mediadora familiar e de conflitos e dedica-se ao estudo dos conflitos conjugais e do divórcio.
Licenciada em Direito, dedicou-se ao Direito da Família e pós-graduou-se em Mediação Familiar pela Faculdade de Medicina da Universidade de Sevilha, ministrando formação em Mediação Familiar no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, e estando presente em conferências e seminários.
É ainda especialista convidada do programa Tardes da Júlia da TVI.


Título: Nuno Álvares Pereira
Autor: Jaime Nogueira Pinto
Colecção: História Divulgativa
Páginas: 306

Sinopse
Nuno Álvares Pereira mostra-nos que sim. E não por um qualquer arrependimento tardio, por uma troca aparentemente súbita e em fim de vida da cota de malha pelo hábito de monge: entre as intrigas da corrupta corte fernandina e o poder e a glória da Casa de Avis, nas horas difíceis da revolução de Lisboa e nas batalhas de Aljubarrota, Atoleiros e Valverde que marcaram a Guerra da Independência, S. Nuno de Santa Maria sempre procurou ser, no espírito e na letra, o cavaleiro perfeito, indo contra muito daquilo que, na guerra e na paz, era regra no tempo.
Jaime Nogueira Pinto reconstitui, no quadro da época, o carácter e o percurso excepcional de Nun’Álvares. Interpretando e integrando a História portuguesa na História europeia medieval, marcada por convulsões político-sociais e pela Guerra dos Cem Anos, e a partir de uma releitura actualizada das fontes tradicionais, o autor dá-nos uma biografia viva e actualizada do pajem, do cavaleiro, do chefe militar e do homem de fé.
Jaime Nogueira Pinto colabora regularmente na imprensa portuguesa (Semanário, Diário de Notícias, TSF e SIC), sendo autor de obras de História Contemporânea como O Fim do Estado Novo e as Origens do 25 de Abril, A Direita e as Direitas, Introdução à Política. Publicou pela Esfera dos Livros em 2007 António de Oliveira Salazar – O Outro Retrato, que se encontra já na 6.ª edição, e em 2008 Jogos Africanos que se encontra em 3.ª edição.
Nascido no Porto em 1946, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e é doutorado em Ciências Sociais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas onde actualmente lecciona Ciência Política e Relações Internacionais. O autor foi administrador da Bertrand, S.A., e director do diário O Século. É administrador de empresas na área de segurança, business intelligence e aconselhamento estratégico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário