A CLAVIS ou Uma explicação de alguns Pontos Principais e Expressões em seus Escritos.
por Jacob Böehme, o Teósofo Teutônico
Prefácio
Está escrito, o Homem Natural não recebe as Coisas do Espírito, nem o Mistério do Reino de Deus, são Insensatez para ele e nem pode conhecê-los: portanto advirto e exorto ao cristão amante dos mistérios, se pretende ler, estudar, pesquisar e compreender estes Escritos Elevados, que não os leia apenas externamente, com uma intensa especulação e meditação, pois se assim o fizer, permanecerá somente no terreno imaginário exterior, e não obterá mais do que uma falsificação colorida de tais mistérios.
A própria Razão do homem, sem a Luz de Deus, não pode entrar na Região dos Mistérios, é impossível, pois sua razão, estando isolada, permite que seu entendimento seja cada vez mais elevado e sutil, porém não o deixa perceber mais do que a sua própria Sombra refletida num Espelho.
O Cristo disse "Sem mim tu não podes fazer nada", e ele é a Luz do Mundo e a Vida do Homem.
Agora, se alguém pretende pesquisar o Campo Divino, ou seja, a Revelação Divina, deve primeiro refletir consigo mesmo, com que finalidade deseja saber tais coisas; se deseja praticar aquilo que eventualmente possa obter e fazer uso disto para a Glória de Deus e para o Bem-estar do Próximo; e se deseja morrer para o Mundo Profano e para sua Vontade própria, para viver naquilo que ele aspira e deseja e com isto tornar-se um só espírito com a Revelação Divina.
Se não houver um propósito, para que Deus revele a Si mesmo e seus mistérios a ele, tendo com este Homem um só Espírito e uma única Vontade, se o Homem não se submeter sinceramente a Ele, a ponto de que o Espírito de Deus possa fazer com o Homem e pelo Homem aquilo que quiser, e que Deus seja seu Conhecimento, Vontade e Ação, este homem ainda não serve para tal Conhecimento e Compreensão.
Há muitos que aspiram aos Mistérios e aos Conhecimentos Ocultos, apenas para serem respeitados e altamente estimados pelo mundo, para seu benefício e proveito próprio, mas eles não atingem o Plano onde o Espírito penetra em todas as Coisas, como está escrito, mesmo as coisas mais profundas de Deus.
A Vontade deve ser totalmente resignada, onde o próprio Deus penetre e atue; Vontade que continuamente se rompe em Deus, em uma Humildade resignada e permissível, buscando nada além de sua Região de Origem Eterna. Deve-se auxiliar o Próximo com aquilo que obtiver, só assim o Homem poderá atingir tais Regiões.
Aquele que busca, deve começar com um efetivo Arrependimento, seguido de um Aperfeiçoamento e Súplica (através da Oração), pois com isto sua Compreensão deverá se abrir trazendo a sua vontade interna à tona.
Mas se ao ler tais Escritos, ainda não os compreender, não deve prontamente jogá-los fora e pensar que é impossível compreendê-los, ao contrário, deve voltar sua mente para Deus, suplicar sua Graça e Compreensão, ler outra vez, e então perceberá mais e mais até ser atraído pelo poder de Deus para o mais profundo de si mesmo, e assim adentrar ao Campo sobrenatural e supersensorial, ou seja, na Eterna Unidade de Deus, onde deverá ouvir as eficazes e impronunciáveis Palavras de Deus que deverão trazê-lo de volta e para fora novamente, pela Emanação Divina, à mais densa e desprezível matéria da Terra e novamente de volta para o interior, para Deus, e então o Espírito de Deus penetrará todas as Coisas, com ele e por ele, então o Homem estará diretamente tocado e dirigido por Deus.
Uma vez que os amantes dos mistérios desejam uma Clavis, ou Chave de meus Escritos, estou pronto e desejoso em satisfazê-los, e irei registrar uma curta Descrição do Plano daquelas extraordinárias Palavras, algumas das quais são extraídas da Natureza e da Percepção (Sentimento, Razão, Compreensão, Sabedoria e Inteligência) e outras são as Palavras dos notáveis mestres, as quais eu investiguei de acordo com a percepção e as considerei justas e apropriadas.
A razão irá falhar, quando ver termos pagãos e palavras usadas na explicação das Coisas Naturais; supostamente deveríamos usar somente Frases das Escrituras (ou palavras emprestadas da Bíblia); mas tais Palavras não irão se aplicar ou se ajustar sempre à fundamental Explicação das Propriedades da Natureza, nem o Homem pode expressar o Plano da Natureza com elas; além disso, os Sábios Pagãos e Judeus esconderam o profundo Plano da Natureza sob tais Palavras por terem compreendido bem que este Conhecimento não é para todos, mas pertence somente àqueles que Deus, pela Natureza, escolheu para isso.
Mas ninguém precisa se desanimar diante disto, pois quando Deus revela seus mistérios a algum homem, Ele também lhe dá uma Mente e uma Capacidade para expressá-los, uma vez que Deus sabe o que é mais necessário e proveitoso em todas as épocas. Sobre o estabelecimento das diferentes línguas e opiniões sobre o verdadeiro Plano, os Homens não devem pensar que isto ocorreu por acaso, e que é produzido pela Razão Humana.
As revelações das Coisas Divinas estão abertas pelo Plano Interno do Mundo Espiritual e transformada em formas visíveis, da mesma forma que o Criador irá manifestá-las.
Irei escrever nada mais do que uma pequena descrição da Manifestação Divina; resumir o mais que eu possa, e explicar as notáveis palavras para uma melhor compreensão de nossos livros; e ainda registrar aqui o teor daqueles Escritos, ou um exemplo, ou uma Epítome deles por consideração e ajuda aos iniciantes: maiores explicações sobre isto serão encontradas nos outros livros.
BAIXAR PDF
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário