quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Palavras Andarilhas: primeiros ecos

A décima edição das Palavras Andarilhas chegou ao fim mas ainda não houve tempo para grandes balanços. Sabe-se apenas que o Encontro passará a bienal, sendo a próxima edição em 2010.
Apesar de nunca ter conseguido ir às 'Palavras', confesso que a notícia me deixa um pouco apreensiva. Beja passou a constar dos roteiros internacionais graças às Palavras Andarilhas que enchem a cidade de vida e pessoas vindas de todas as partes do mundo. Actualmente, a identidade da cidade passa pelo trabalho realizado pela Biblioteca, uma referência magna na promoção da leitura. Uma cidade cuja marca é cultural não pode descurar tal tesouro, deve reiterá-lo, apostar nele, valorizá-lo e envolver a sua população, para que se sinta feliz por ser por ele reconhecida.
Seria relevante saber o que mudou em Beja nestes dez anos, no que respeita aos hábitos de leitura da sua população, bem como no que concerne a valorização do seu património oral. Haverá sempre público para as Palavras Andarilhas, haverá sempre quem vá pela primeira vez e quem retorne, obrigatoriamente.
O blog do evento é um recurso precioso para quem quer encontrar contadores, conhecer experiências, aprofundar conhecimentos. Manter o blog vivo será manter vivas as 'Palavras'. Ficaremos atentos, à espera do balanço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário