quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O Assassinato de Roger Ackroyd

Sinopse: Roger Ackroyd sabia de mais. Sabia que a mulher que amava envenenera o primeiro marido, um homem extremamente violento, e suspeitava que ela era vítima de chantagem. Agora, que as trágicas notícias sobre a sua morte apontavam para um suícidio por overdose, eram muitas as perguntas que pareciam não ter resposta. Mas quando pensava estar perante as primeiras pistas sobre o caso, Ackroyd ver-se-ía envolvido num homicídio brutal: o seu! O Dr. Sheppard, médico da aldeia, fala então com o vizinho, um detective reformado que escolhera o campo para passar tranquilamente os seus últimos anos de vida. A escolha não podia ser mais acertada pois o pacato vizinho era nem mais nem menos que o belga Hercule Poirot...

Estou cada vez mais fã dos clássicos policiais da Agatha Christie. O Assassinato de Roger Ackroyd tem todos os elementos característicos das suas histórias (pelo que já me foi dado a ver), mas o que se destaca é a forma como ela escolhe contar a história ao leitor. À medida que a história avança, parece embrulhar-se cada vez mais e a impressão é que estamos a entrar num beco sem saída, mas no fim tudo se resolve. Como já afirmei anteriormente, as pistas estão todas lá para que as desvendemos, se utilizarmos as nossas célulazinhas cinzentas :)

Hercule Poirot é uma personagem fantástica, completamente cativante. Todo e qualquer pequeno detalhe lhe chama a atenção e normalmente são coisas decisivas para desvendar o autor do crime em causa. Neste livro em particular, parece mais enigmático que nunca, mas no final descobrimos porquê.

Já que falo no final, deixem-me dizer-vos que é verdadeiramente surpreendente. O culpado é a última pessoa de quem nos lembraríamos. Tive a infelicidade de, há uns tempos, tropeçar num comentário que me fez começar a suspeitar do autor do crime antes da revelação final, mas ainda assim é uma história extremamente bem urdida e emocionante. Recomendo!

8/10 - Muito Bom

[Livro n.º 2 do meu Desafio de Leitura]

Nenhum comentário:

Postar um comentário