sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

OPERAÇÃO LEÃO MARINHO

.
As intenções de Hitler face à Inglaterra, durante a II Guerra Mundial, para além de passarem pela vontade de destruir a aviação britânica, também revelavam o sonho de invasão, o que se traduziu na montagem da «Operação Leão Marinho». Assentava num plano de desembarcar na costa sul de Inglaterra um forte contingente alemão, que aniquilaria o exército inglês e que, com isso levaria à rendição da Inglaterra.
Hitler autorizou os planos para «Operação Leão Marinho» a 2 de Julho de 1940. Contudo, para os navios germânicos, não era tarefa fácil atravessar o Canal da Mancha, zona marítima dominada pela Inglaterra. A necessidade de atingir os britânicos por mar tornava-se mais difícil porque os alemães não conseguiam vencê-los no ar.
Apesar de Hermann Goering ter prometido a superioridade das suas aeronaves, não era isso que se veriicava.
Perante tal realidade, Hitler deciciu, em meados de Setembro de 1940, adiar a «Operação Leão Marinho», ou seja, a invasão da Inglaterra.
Face às dificuldades e à necessidade de os nazis voltarem as suas atenções para a URSS, o projecto acabaria por ser definitivamente abandonado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário