terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Direito à resposta

Há já algum tempo que vamos tendo os comentários moderados por aqui, devido à frequência com que começou a aparecer spam. Uma das principais vantagens deste sistema (e a sua razão de existir) é que nos permite aprovar ou rejeitar os comentários, consoante nos pareça que devem ou não ser publicados. Felizmente, até recentemente, não tem sido necessário rejeitar comentários, coisa que se alterou no post que elaborei com o meu Top 10, onde recebi um comentário ofensivo por parte de uma pessoa que assina como "zé pereira" e que começa o seu primeiro comentário com a brilhante tirada:

"que porcaria de lista. muito sinceramente nao sei como é que uma pessoa com estes gostos literarios tem um blog sobre livros."

A Internet é um sítio livre, onde as pessoas podem abrir blogs sobre o que bem entenderem, respeitados certos limites. Se procurar bem, é capaz de encontrar algum blog literário que lhe agrade... Não gosta deste, fica um conselho: a porta é a serventia da casa.

"nao basta ler, é preciso saber ler. com todo o respeito, claro, mas ainda por cima dizer que O nome da rosa é uma desilusao... por favor! quando se diz que O nome da rosa é uma desilusao e tem tanto lixinho no top..."

Para além de ser preciso saber ler, também é preciso saber escrever e utilizar os frequentemente esquecidos acentos.
Já ouviu falar numa coisa chamada gosto pessoal e no direito que todos temos a ter as nossas opiniões? Parece-me claramente que não. Se verificar a caixa de comentários onde quis publicar o seu, chega à conclusão que o "lixinho" é do agrado de mais pessoas para além de mim. É verdade, a gente reles que gosta destes livros ainda é em número considerável.

Ao deparar-me com o teor destas palavras, obviamente optei por rejeitar o comentário. Mas hoje o "zé" voltou a insistir.

"que fixe. este blog censura comentários respeitosos mas críticos da mesma maneira que ignora os bons livros!
assim se vê o estofo intelectual de quem anda por aqui... "

Comentários respeitosos? Leiam o que está escrito acima e tirem as vossas próprias conclusões.
Este blog, com muito ou pouco nível literário, é pertença de quem aqui escreve e se dedica a comentar livros para que as pessoas que aqui vêm (felizmente simpáticas e atenciosas, na sua grande maioria) possam ter algo para se guiar quando pensam comprar determinado livro. O nosso objectivo não é, nem hoje nem nunca, ter "estofo intelectual". O objectivo é partilhar o nosso amor pelos livros com pessoas que também os adoram.
Foi censura? Pois foi! E continuará a ser enquanto não se respeitar o espírito deste blog, que sempre foi o da amizade e o da discussão saudável de ideias.

Tenho dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário