domingo, 21 de dezembro de 2008

O meu primeiro Fernando Pessoa e a recusa da adaptação de livros para a infância

Tendo em conta a aproximação das festividades e toda a azáfama inerente, não houve tempo para falar da Conferência sobre Literatura Infantil que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, nos passados dias 15 e 16 de Dezembro.
Destaco a comunicação de Manuela Júdice, que partilhou com a assistência as suas convicções sobre a adaptação de obras para crianças, e apresentou os critérios que presidiram à organização da antologia O meu primeiro Fernando Pessoa, que coligiu a convite da D. Quixote.
Partilho das suas reservas quanto às adaptações, porque retiram às obras de origem a sua qualidade inerente e assumem que as crianças não acedem ao complexo e, mormente, ganham alguma coisa com produtos simplificados. Assim, fiquei ainda mais interessada em perceber como tinha tecido o livro, sem comprometer estes princípios. Manuela Júdice investigou as recolhas de poemas do escritor que constavam de outras antologias já existentes, filtrou poemas que pelo vocabulário mais inusitado, ou pela conjugação rítmica ou rimática, se tornassem mais aliciantes para os mais novos. Conjugou então a biografia com a obra deixando ao critério de cada leitor a sua apreensão livre e progressiva.
Pelo que ouvi, alterei a minha opinião e fiquei muito curiosa por conhecer a obra. Na Casa da Leitura encontramos uma sinopse cuidada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário