segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Experiência no Palavra Poema

No sábado, na Biblioteca Municipal da Moita, o grupo que me esperava para o atelier Palavra Poema era muito heterogéneo, com idades entre os oito e os treze anos. Por isso, não poderia manter-me fiel à estrutura que tinha vindo a seguir até então. Precisava de uma actividade que anulasse, ou pelo menos diminuisse, as diferenças etárias.
Escolhi então o album de Gémeo Luís e Eugénio Roda, O quê, que, quem (Edições Eterogémeas) como leitura inicial. Em seguida explorámos a ilustração, que a princípio não fazia sentido (diziam eles) mas começou a significar, progressivamente.
Depois, através de um banco de palavras (substantivos abstractos, substantivos concretos e adjectivos), cada um criou metáforas por correspondência.
Escolhemos os substantivos abstractos que o grupo preferia e registámos, no quadro, as associações de cada um, numa lógica anafórica:
Saudade é...
Um abrigo húmido
Um grito suave
etc, etc...
Para a despedida lancei um desafio: que criassem um album, à imagem do que lhes tinha apresentado no início, com as metáforas que mais lhes agradassem e ilustrações em diálogo. Aceitaram o repto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário