segunda-feira, 3 de novembro de 2008

As paixões de Júlia

As paixões de Júlia, é uma fantástica obra do escritor Somerset Maugham que relata a vida de uma mulher que se transforma paulatinamente numa deusa da arte de bem representar no teatro londrino dos anos trinta do século XX.
Nesta obra de Maugham, que é um profundo conhecedor do mundo do teatro em virtude de além de romancista ter sido também dramaturgo, traz-nos a estória de uma mulher que atinge o estrelato na cidade de Londres à custa de um talento estonteante que faz da sua representação a mais brilhante do seu tempo.
A obra relata a vida de Júlia Lambert e a forma como se relaciona apaixonadamente com todos os homens da sua vida, quase sempre de uma forma arrebatadora e violenta, sendo capaz de amar rapidamente e com toda a intensidade possível e de deixar de amar com a mesma velocidade.
No entanto, no nosso entender, a verdadeira mestria deste livro não reside no relato dos factos que fazem de uma obra um romance, mas sim na profundidade que Maugham consegue dar às suas personagens. Júlia Lambert é uma personagem descrita até à exaustão e com uma perfeição que é difícil encontrar na literatura dos nossos dias. Maugham tem o génio de através das palavras descrever, não apenas ambientes e locais, mas sobretudo personalidades e sentimentos.
Já anteriormente tinham sido confrontados com o perfeccionismo de Maugham. Em No fio da navalha, este autor já nos tinha presenteado com o brilhantismo que está apenas ao alcance de alguns, o que voltou a fazer com na obra em análise.
Como é óbvio pelos elogios que tecemos supra ao autor e ao livro, aconselhamos vivamente a leitura desta obra. É uma maravilha que não pode deixar de fazer parte da biblioteca pessoal de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário