A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro fica em Oliveira de Azeméis. A minha surpresa começou quando me disseram que era uma BM3, o que siginifica que é de grande dimensão, e serve um Concelho com mais de 50.000 habitantes.
O espaço é muito agradável e funcional, amplo e com muita luz. O espaço infantil e juvenil não está minimamente infantilizado, o que não é comum na maioria das bibliotecas. O mobiliário é muito semelhante ao que encontramos na secção de adultos, e as estantes são iguais. A vantagem é evidente: não envergonha os adolescentes. Isso não significa que não haja um espaço de leitura para as crianças, com estantes ao seu nível e caixas com livros objectos, para as primeiras leituras. Mas são elas quem tem de passar pelos mais velhos e não o contrário. Isso é relevante, já que o percurso de aproximação aos adultos se faz a partir do fundo da sala, onde estão os mais pequenos, para a entrada, onde estão os livros e os computadores para os mais velhos.
O site da biblioteca dá conta de diversas actividades de continuidade, que demonstram as linhas orientadoras da promoção da leitura para diversos públicos, da primeira infância à terceira idade. Para cada um, um trabalho específico. Vale a pena a visita demorada...
http://www.bm-ferreiradecastro.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário