Destaque para o regresso à ficção de Mário Zambujal . Uma Noite não são Dias é o novo livro do incontornável jornalista e escritor português que, ao longo de anos de sucessos editoriais, conquistou um público fiel com o seu estilo pautado de humor e sensibilidade. Na Avenida Vertical, nome de uma torre habitacional de 98 andares no ano de 2044, ocorrem dois misteriosos assaltos, e ali nascem paixões, intrigas e descobertas surpreendentes.
A Planeta edita ainda, até final de 2009, o novo romance histórico de um autor que é já uma referência no género: Sérgio Luís de Carvalho assina O Destino do Capitão Blanc, a história tumultuosa e apaixonada de um militar português que presencia um massacre em França, no final da Primeira Guerra Mundial. Baseado em factos reais, este romance retrata a árdua vida das trincheiras, as batalhas, as revoltas e o quotidiano de homens em luta, bem como o sofrimento das mulheres e as esperanças perdidas de toda uma geração, entre a guerra e o amor.
Depois de publicar Lya Luft, Iza Salles e Fernando Morais, a Planeta segue o seu percurso na divulgação junto do público português grandes nomes da cena literária brasileira. Jornalista e professor há quase 40 anos, Zuenir Ventura trabalhou como repórter, redactor e editor em vários jornais e revistas e viu a sua obra premiada com as maiores distinções. A Planeta reedita o clássico Inveja - Um Mal Secreto, que convida o leitor a entrar num universo por tantos negado mas por muitos vivido, o da inveja. Ao investigar sobre este tema tão complexo, o autor esbarrou em histórias fascinantes de amor, medo e morte. Sobre a obra, Miguel Sousa Tavares comentou: «O Zuenir esmagou a inveja, tendo o dom de não pertencer ao número dos que se deixam esmagar por ela».
Esmagador e aterrorizante é o livro de culto que inspirou cineastas e impressionou gerações, Drácula, de Bram Stoker. A Planeta vai publicar agora a sequela oficial deste clássico, que será levado à tela. Drácula, O Morto Vivo, escrito a partir das notas descobertas acidentalmente pelo seu sobrinho, Dacre Stoker, e reconhecidas pelos seus documentaristas oficiais, retoma a história 25 anos depois e segue os passos de Quincey Harker, filho de Jonathan e Mina.
No género policial, cada vez mais popular entre os leitores, a Planeta lança em Portugal mais um autor premiado, vencedor do prémio Crime Writer’s Association Debut Dagger. A Talentosa Flávia de Luce, de Alan Bradley, tem como personagem principal uma menina de onze anos. A original detective, com habilidade para fabricar venenos no seu laboratório caseiro e desvendar segredos de família, é um sucesso internacional que já inspirou um clube de fãs na Internet.
No âmbito da ficção internacional, a editora vai publicar um dos maiores nomes das letras espanholas. Paraíso Inabitado é o mais recente livro de Ana Maria Mamute, nascida em 1926 e consagrada com os prémio Nadal e Planeta, ainda nos anos 50, o início de uma carreira continuamente aclamada pelo público e pela crítica. Depois de 8 anos de silêncio literário, a prestigiada escritora assina a sua obra mais autobiográfica, uma ode à infância e à fantasia, num mundo frio e em ruptura.
O Mapa do Tempo de Félix J. Palma, considerado um dos escritores mais surpreendentes da nova geração em Espanha, traz aos leitores portugueses a possibilidade de viajar no tempo. Uma história de amor, mistério e suspense, que cruza várias épocas, entre a Inglaterra vitoriana, a Londres sombria de Jack O Estripador e o globalizado século XXI. Nesta alucinante aventura, o inventor das viagens no tempo, o escritor G Wells, é uma das personagens .
A Planeta publica também várias obras de não-ficção, procurando oferecer livros sobre temas da actualidade que interessam ao grande público. Do Meu Bairro da Lata a Hollywood, publicado já em vários países, é a história de vida de Rubina Ali, a menina de 9 anos que nasceu num bairro pobre de Bombaim e se viu no centro do glamour de Hollywood, ao protagonizar Latika no filme Quem Quer Ser Bilionário, vencedor de 8 óscares em 2009. Um testemunho na primeira pessoa recolhido pela conceituada jornalista francesa Anne Berthod, onde a jovem actriz fala da sua vertiginosa vida e esclarece todas as polémicas levantadas pelos media em torno da sua vida actual.
E em vésperas do mundo voltar os olhos para a África do Sul, por ocasião do Mundial de Futebol de 2010, a Planeta edita Um Arco-Iris na Noite, de Dominique Lapierre. Autor de Oh Jerusalém, este notável investigador traz-nos a história épica da construção de uma nação, desde o século XVII, até aos nossos dias, relatando com rigor e mestria narrativa a aventura dos primeiros colonos, os grandes conflitos, a construção do regime do apartheid, a resistência de uma população oprimida e a vida extraordinária do seu líder, Nelson Mandela.
Um tema ainda no centro das atenções, a crise económica, continua a gerar debate e reflexão. Depois do sucesso de A Crise Ninja, de Leopoldo Abadia, a Planeta edita O Crash de 2010, de Santiago Niño Becerra. O respeitado professor catedrático de Economia, com ampla presença nos media espanhóis, aborda de forma desarmante o tema, partindo da premissa que o maior impacto desta crise ainda não foi sentido.
Na literatura juvenil, será publicado o terceiro livro da série Crónicas Vampíricas, Fúria, de L. J. Smith.
Na literatura fantástica, para um público mais maduro, destaque para a publicação de A Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare. Este é o primeiro volume da série Caçadores de Sombras, uma obra incontornável da literatura fantástica, dirigida a um público urbano e adulto, que mergulha o leitor num universo que combina cenários cosmopolitas e modernos com as lutas ancestrais entre anjos e demónios. A série mereceu já a aprovação internacional do público, da crítica e os elogios de Stephenie Meyer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário