segunda-feira, 31 de março de 2008

Sugestão para leitura orientada: O aniversário da Infanta

Dada a relevância da obra (O aniversário da Infanta, Oscar Wilde, Relógio d'Água) e o risco eminente de ser abandonada ou morta à nascença, não resisto a propor uma possível abordagem.

Recuperando a questão da adequação do texto à faixa etária dos 10-12 anos (5º ano), não há, nem pode haver, argumentos contra. Não estamos perante um texto acessível, mas é bom que também estes textos possam ter lugar na estante de conhecimento das crianças. Principalmente porque se trata de uma obra escolhida para leitura orientada em sala de aula, o que permite uma infinidade de actividades, nomeadamente no que concerne o treino de caracterização de personagens ou espaços. Contudo, antes de qualquer actividade, e para que o choque não seja demasiado grande, sugere-se que o professor faça a leitura integral do texto em voz alta. Para não matar à nascença uma obra tão rica. A audição não implica tanto esforço, mas permite intuir ritmos e sonoridades. A proliferação de cores e texturas ajuda a criar quadros mentais. Para apelar à atenção dos alunos, o professor poderá sugerir que descubram a moral da narrativa.
Depois da leitura, eventualmente até depois de um diálogo acerca da mensagem da obra (basta perguntar o que acharam da frase da Infanta…), pode-se partir para um exercício de caracterização.
Divide-se a turma em pequenos grupos (três será o ideal) e atribui-se um momento descritivo a cada um (jardins do palácio, vestido da infanta, bosque, salas do palácio, festejos de aniversário, anão…). Cada grupo terá de registar todas as características atribuídas a cada objecto/ situação/ personagem. A cada vocábulo desconhecido, devem procurá-lo no dicionário e escrever a definição mais apropriada à frente da palavra que consta no livro. Estas listas devem ser registadas em folhas de cartolina, para que se faça um álbum de vocabulário a partir do livro.
Em seguida, a professora poderá mostrar aos alunos imagens da época (mobiliário, reproduções de quadros); as referências que constam da obra facilitarão a pesquisa.
Assim os alunos terão oportunidade de ouvirem uma narrativa literária, promove-se a formulação de juízos de valor, e ainda se treina a descrição e o vocabulário.
Sem esgotar o texto, que obviamente não merece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário