terça-feira, 11 de março de 2008

Ver para Crer com novos livros

Ontem rumei à EB 2/3 António da Costa, em Almada, para mais um Ver para Crer. Desta vez o meu público foi uma turma de 6º ano. Por isso, e por saber que são alunos entusiásticos mas com poucos hábitos de leitura, decidi alterar alguns dos títulos costumeiros.
Propus assim as celebérrimas Crónicas de Spiderwick (Presença); Uma questão de cor (Ana Saldanha, Caminho), Abadazad, o caminho do inconcebível (Verbo); As brincadeiras do menino Nicolau (Sempé, Goscinny,Teorema); Graças e Desgraças na Corte de El Rei Tadinho (Alice Vieira, Caminho) e finalmente O Capitão Cuecas e a bronca com a malta do wc escarlate (Gradiva). Alguns alunos conheciam já este especial super-herói. Outro aluno anunciou aos demais que estreia por agora o filme a partir das Crónicas de Spiderwick.
Talvez por isso, a votação foi hegemónica: o grande vencedor foi Abadazad, o caminho do inconcebível, pelo que temos um novo vencedor. A surpresa, desta vez, coube ao livro de Alice Vieira, que arrecadou um honroso segundo lugar.
No final, alguns alunos perguntaram à professora se a saga do Capitão Cuecas, assim como o Abadazad se encontravam na Biblioteca da Escola. A professora prometeu a sua aquisição para muito breve. Certamente o fará, já que teve a preocupação de confirmar que livros tinha disponíveis, de entre uma lista prévia que lhe tinha enviado, antes de preparar o atelier.
Fiquei também a saber que os alunos do 2º ciclo continuam a frequentar a Biblioteca Escolar e a requisitar livros para empréstimo domiciliário.
Fico agora a aguardar a publicação de alguns dos seus textos acerca do livro especial, no blog da BE/CRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário