terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Cristina Carvalho | Nocturno

1- O que representa, no contexto da sua obra, o livro «Nocturno»?
R- Em 2010 celebra-se o bicentenário do nascimento de Fryderyk Chopin e este livro, - Nocturno, o romance de Chopin - é uma homenagem e uma "declaração de amor" a um homem que foi um pianista e compositor de obras sublimes que foram e deverão ser tocados num extraordinário instrumento musical, o piano. Há já muito tempo que tinha pensado escrever sobre Fryderyk, sobre a sua intensa e apaixonada personalidade, sobre a sua vida, sobre os seus amores, sobre a sua morte. No contexto da minha obra é mais uma experiência ficcional uma vez que nunca tinha escrito um romance biográfico ou uma biografia romanceada...

2- Qual a ideia que esteve na origem do livro?
R- Exactamente isto: prestar homenagem a um dos compositores da minha vida, personagem com quem "convivo" diariamente ouvindo-o e sentindo-o perto de mim com a sua música.

3-Pensando no futuro: o que está a escrever neste momento?
R- Tenho um romance pronto. É uma história de mulheres e para mulheres. Claro que, se os homens a quiserem ler...
Estou a escrever mais duas histórias que, por serem totalmente diferentes, podem ser escritas ao mesmo tempo. Ora uma, ora outra. Um dia uma, outro dia, a outra. É bom!
__________
Cristina Carvalho
Nocturno
Sextante, 15€

Nenhum comentário:

Postar um comentário