domingo, 11 de janeiro de 2009

Arte da Leitura em Vila Velha de Ródão

Voltámos à estrada no fim-de-semana passado. Sem incidentes meteorológicos. A recepção na Biblioteca Municipal foi muito calorosa. O espaço é muito bonito e funcional. Conjuga espaços amplos e salas de leitura comunicantes com uma vista privilegiada sobre o rio Tejo. Inaugurada em Outubro, a Biblioteca José Baptista Martins tem como vizinha a Casa de Artes e Cultura do Tejo. A gestão de programação é feita pela bibliotecária, Graça Martins, que assim optimiza recursos e aproxima públicos.
Na Biblioteca, há projectos de continuidade para todos os públicos:
Aprender na Biblioteca (informática, ler melhor, inglês);
Mente sã em corpo são destina-se a idosos e realiza-se quer na Biblioteca Municipal, quer em Lares de 3ª Idade. Trabalha-se a motricidade e realizam-se actividades de leitura recreativa.
Vamos ouvir os livros: aos sábados, a Hora do Conto é dinamizada por voluntários da comunidade local, que contam ou lêem uma história, na acolhedora sala do conto.
Este sábado coube-nos a nós... Escolhemos As Preocupações do Billy (Anthony Browne, Kalandraka) e apresentámos a obra de forma muito simples. Introduzimos o tema através do diálogo sobre preocupações (que preocupações tem o nosso público?), seguimos com a leitura do livro até à parcial resolução do problema pela avó e ensaiámos uma previsão do final em conjunto. Depois de inúmeras sugestões finalizámos a leitura. Foi a nossa primeira Hora do Conto e confirmámos as suas regras de ouro: conhecer bem e gostar muito da história que se conta ou lê. Todos o podem fazer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário